PR registrou nível de chuvas acima da média em agosto

Cotidiano

08 de setembro de 2020 20:00

Da Redação


Relacionadas

Sinepe-PR pede a volta das aulas presenciais

PR quer atrair investimentos produtivos para os municípios

Tetra Pak começa a fornecer embalagem para água mineral

Ministro do STJ aparece de cueca em sessão virtual da corte
Bolsonaro faz mudança em cargos do gabinete pessoal
Governo federal anuncia terceira etapa do Pronampe
Recadastramento de aposentados está suspenso
As temperaturas ficaram perto das médias históricas na contabilização final do mês em praticamente todas as cidades Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

As temperaturas ficaram perto das médias históricas na contabilização final do mês em praticamente todas as cidades

O Paraná teve uma quantidade de chuvas acima do esperado durante o mês de agosto. Os números foram contabilizados em um monitoramento feito pelas equipes do Simepar. A pesquisa também resgata o panorama geral das temperaturas em todo o estado durante o último mês.

O mês de agosto/2020 iniciou com atuação de um bloqueio atmosférico, situação que contribui para predominância da estabilidade no Paraná nos primeiros 11 dias do mês. Nesta condição nevoeiros foram bastante frequentes entre os Campos Gerais e RMC, inclusive contribuindo para ocorrência de acidentes nas rodovias.

A partir do dia 12/08 uma frente fria conseguiu avançar pelo Estado e tivemos uma sequência de dias com instabilidade, que proporcionou ocorrência de chuvas expressivas. Em todas as regiões paranaenses a anomalia de precipitação ficou positiva, com destaque para a região central (anomalia positiva acima dos 120 mm).

No sul e no litoral esta anomalia não foi tão expressiva (perto de 20 mm). No norte pioneiro tivemos fortes temporais no dia 19/08. Após o dia 22/08 o tempo voltou a ficar estável. Em Guarapuava o acumulado de chuva alcançou os 230,0 mm durante o mês. Na capital foram 129,2 mm.

As temperaturas médias ficaram perto das médias históricas na contabilização final do mês em praticamente todas as cidades, apesar de termos registrados situações extremas no Estado.

Dia 21/08 houve registro de chuva congelada e neve na RMC e no dia seguinte ocorrência de geadas em diversos setores, enquanto o final do mês foi de recorde de temperatura em Maringá para um mês de agosto, por exemplo (dia 30/08 temperatura alcançou os 34,9°C, maior valor registrado em um mês de agosto desde 1999). O menor valor de temperatura do mês ocorreu em General Carneiro: -5,7°C em 22/08. Já a maior temperatura (39,1°C) foi registrada em Loanda, no dia 30/08.

Com informações do Simepar

PUBLICIDADE

Recomendados