Dia da Árvore terá plantio de 550 mil mudas em todo o PR

Cotidiano

18 de setembro de 2020 12:20

Agência Estadual de Notícias


Relacionadas

Consumo de energia apresenta crescimento em setembro

Tribunal especial afasta governador de Santa Catarina

Gaeco denuncia donos de 13 postos no Paraná por cartel

Adoção e abandono de animais crescem na pandemia
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 38 milhões
Anvisa libera importação de 6 milhões de doses da Sinovac
Saúde reforça a importância da vacinação contra a poliomielite
A maior parte das ações acontece segunda-feira, 21 de Setembro, Dia da Árvore. Algumas atividades serão realizadas já no sábado e domingo (10 e 20). Foto: Reprodução/AEN
PUBLICIDADE

Ação do Governo do Estado acontece em Curitiba e em todas as regiões

Plantio se dá com mudas do Instituto Água e Terra e contribuirá com o reflorestamento. Objetivo é promover a restauração de 506,23 hectares.

O Paraná vai comemorar o Dia da Árvore com o plantio de mais de 550 mil mudas, que contribuirão para o reflorestamento. A ação é do programa Paraná mais Verde, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Escritórios Regionais do Instituto Água e Terra (IAT) programaram ações de distribuição e plantio de mudas em todo o Estado. A maior parte das ações acontece segunda-feira, 21 de Setembro, Dia da Árvore. Algumas atividades serão realizadas já no sábado e domingo (10 e 20).

De acordo com o secretário Márcio Nunes, o reflorestamento é uma das ações para promover a sustentabilidade no Estado. “O Paraná é o estado que mais produz e distribui árvores nativas, com foco na preservação e recuperação de áreas degradadas. Somos o Estado que mais cuida, fiscaliza e recupera o meio ambiente”, afirmou.

Cada atividade foi idealizada pelos Escritórios Regionais do IAT. É um dos maiores movimentos de plantio de árvore do Brasil, em conjunto com demais instituições estaduais, como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-PR) e municipais. “A ação busca o bem-estar da população com um meio ambiente melhor, mais agradável e com mais florestas nativas no Estado”, destacou o presidente do IAT, Everton Souza.

Viveiro - O objetivo é promover a restauração de 506,23 hectares com mudas produzidas nos 19 viveiros mantidos pelo IAT. O Paraná produz cerca de 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção como Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.  Devido à pandemia do coronavírus, alguns Escritórios Regionais do IAT optaram por realizar as atividades no sistema Drive Thru.

Edição Anterior - No ano passado, a ação do Paraná mais Verde envolveu as 2.100 escolas estaduais e 400 escolas especiais dos 399 municípios. Elas receberam mudas e os alunos levaram s para plantar com suas famílias, em casa. Mais de 400 mil árvores foram entregues aos estudantes que, plantadas, representam 400 hectares.

COVID-19 - O IAT orienta que é preciso adotar medidas de cuidado e prevenção na distribuição e plantio das mudas, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, entre outras. As administrações devem adotar medidas de acordo as características de cada local.

PUBLICIDADE

Recomendados