Helicóptero da PM auxilia para conter chamas em Ilha Grande

Cotidiano

24 de setembro de 2020 18:40

Agência Estadual de Notícias


Relacionadas

Carros carregados com vinho da Argentina são apreendidos no PR

Projeto realiza festa para menino com doença rara

Brasil confirma mais 461 mortes por covid neste sábado

Confira a agenda dos prefeituráveis deste domingo
Sinepe PR comemora o Dia do Professor com live
Boletim confirma 811 novos casos de Covid no Paraná
Estado defende ponte no litoral após vazamento de óleo
PUBLICIDADE

Aeronave já fez 52 lançamentos de água no Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul 

Um helicóptero e tripulação do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) estão no Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul, no auxílio às equipes de bombeiros militares no combate às chamas na região. Somente na manhã desta quinta-feira (24) a aeronave fez 52 lançamentos de água nos locais atingidos pelo fogo.

Segundo o comandante do BPMOA, tenente-coronel Julio Cesar Pucci, o apoio se deu após o contato do Corpo de Bombeiros da região de Umuarama sobre a necessidade de apoio aéreo para o combate ao incêndio. “Essa região de alagado é de difícil acesso, tanto que em outras situações já houve equipes encurraladas pelo fogo por conta dessa condição. Ficamos felizes em apoiar os bombeiros para minimizar os impactos ambientais e preservar a integridade dos profissionais que lá estão”.

O Falcão 03, helicóptero com capacidade para cumprir multimissões, decolou da Base Leste do batalhão, em Curitiba, e seguiu para auxiliar nas ações de combate às chamas e dar suporte aéreo aos demais profissionais que estão atuando no local. A aeronave conta com o equipamento Helibalde, capaz de captar e lançar 560 litros de água em pontos de difícil acesso. 

O trabalho é feito em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Paraná, o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A primeira missão da tripulação foi o reconhecimento da área atingida pelo fogo, feita com o major Andrey Falkiner Fernandes, responsável pelo socorro da região pelo 6° Subgrupamento de Bombeiros Independente (6º SGBI). 

O BPMOA faz ainda o transporte de bombeiros até os locais da operação, além de voos de avaliação e monitoramento dos trabalhos em terra. Além disso, uma viatura com operadores aerotáticos presta apoio no transporte de suprimentos e no abastecimento com combustível para otimizar as operações e o combate ao fogo.

PUBLICIDADE

Recomendados