Tetra Pak começa a fornecer embalagem para água mineral | aRede
PUBLICIDADE

Tetra Pak começa a fornecer embalagem para água mineral

Objetivo é promover a sustentabilidade, com o diferencial das embalagens recicláveis e de serem renováveis, feitas com materiais certificados

Embalagens são fabricadas em São Paulo, mas produção pode ocorrer em Ponta Grossa
Embalagens são fabricadas em São Paulo, mas produção pode ocorrer em Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Objetivo é promover a sustentabilidade, com o diferencial das embalagens serem recicláveis e de serem renováveis, feitas com materiais certificados

A empresa Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, que possui unidade fabril em Ponta Grossa, anunciou a entrada em um novo filão de mercado: fornecer caixinhas para o envase de água mineral. Neste primeiro momento, são três lançamentos: a ‘A9’ (que já está sendo comercializada na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo), ‘Água na Caixa’ e ‘Simply Water’. Embora não seja uma novidade mundial, o principal objetivo é o mesmo em todo o planeta, o de promover a sustentabilidade, além de ser uma forma de diversificação de portfólio para a empresa. 

Embora os recipientes mais comuns de envase sejam o vidro e o plástico, também com apelo reciclável, as embalagens cartonadas têm outro diferencial, o de serem recicláveis e de serem renováveis, feitas com materiais certificados. “Houve um entendimento da necessidade de transformação imposta pelas mudanças no consumo e a urgência em desenvolver produtos que respondam às novas demandas relacionadas à saudabilidade e sustentabilidade. A empresa tem identificado oportunidades para expandir a sua atuação em diferentes categorias no País, fortalecendo sua presença no mercado e atraindo novos clientes”, informou Cássio Simões, diretor de Vendas da Tetra Pak Brasil, em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede.

De acordo com a empresa, a Tetra Pak já fornece caixinhas para o envase da água em todos os continentes, e nas Américas, houve um crescimento de 45% nas vendas entre 2015 e 2019. Segundo Simões, a pesquisa Environment Research, realizada pela Tetra Pak, revela que 93% dos consumidores consideram marcas com embalagens ambientalmente responsáveis no momento de decisão de compra. Por isso, acredita em uma boa receptividade e um crescimento gradual da categoria no Brasil. 

As três marcas trazem uma inovação bem aceita no exterior, informa o diretor, e que isso deve fazer com que os produtos ganhem espaço, principalmente, por seus atributos sustentáveis, uma vez que a embalagem é reciclável e composta majoritariamente por materiais de origem renovável, como o papel de florestas certificadas e plástico produzido a partir da cana-de-açúcar. “No pós-consumo, a caixinha pode ser direcionada para reciclagem, dando origem a novos produtos, como pallets, telhas, poltronas, bolsas e cadernos”, reforçou.

Quanto aos valores praticados no mercado, Simões destacou que serão competitivos. “Os produtos terão um preço competitivo com outras marcas que também investem na qualidade do produto e têm a preocupação de oferecer uma embalagem sustentável, que é uma demanda crescente dos consumidores brasileiros”, concluiu o diretor.

Ponta Grossa poderá receber produção

A Tetra Pak possui duas fábricas no Brasil, uma em Monte Mor (SP) e outra em Ponta Grossa. Neste primeiro momento, as embalagens para água estão sendo produzidas na unidade de São Paulo, mas a fabricação em Ponta Grossa não está descartada. “As embalagens estão sendo produzidas na fábrica em Monte Mor, mas não há restrição para que a fábrica de Ponta Grossa também inicie a produção de embalagens para o envase de água. Este é um movimento a ser avaliado caso faça mais sentido dentro da estratégia logística do cliente”, informou Simões, reforçando que, em termos de tecnologia, as linhas de envase para água são similares às linhas que a Tetra Pak já possui para o envase de outros produtos, havendo apenas a necessidade de uma adaptação na unidade de produção.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE