Chiller ou Rooftop? Como escolher o melhor equipamento | aRede
PUBLICIDADE

Chiller ou Rooftop? Como escolher o melhor equipamento

Maquinário contribui para a preservação de equipamentos, ambientes e produtos que necessitam de temperatura controlada

Imagem ilustrativa da imagem Chiller ou Rooftop? Como escolher o melhor equipamento

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Maquinário contribui para a preservação de equipamentos, ambientes e produtos que necessitam de temperatura controlada

Em um país marcado pelas altas temperaturas, como o Brasil, o sistema de climatização é um investimento vital para empreendimentos de pequenos, médios e grande portes, em diversos setores.

O maquinário contribui para a preservação de equipamentos, ambientes e produtos que necessitam de temperatura controlada, garante o conforto térmico de trabalhadores, evitando comprometimento da produtividade, e é um estímulo para que clientes permaneçam por mais tempo em lojas e shoppings, consumam, recomendem para outros e retornem outras vezes.

Portanto, chillers, fan coils e rooftops podem deixar de ser apenas uma necessidade e proporcionar economia considerável a curto, médio e longo prazo, para as empresas, indústrias e comércios. Os equipamentos também podem ser instalados em hospitais, estações de trem e metrô, hipermercados, por serem mais eficientes e potentes que equipamentos tradicionais de ar condicionado.

No entanto, é preciso pesquisar para verificar qual opção é a mais adequada à demanda ou, até mesmo, se convém adaptar as máquinas para uma atuação conjunta ou com diferentes sistemas de climatização.

Fan coil e Chiller

Ochiller é um equipamento que funciona a base de água. O líquido é resfriado por um sistema interno e a climatização do ambiente se dá por troca de calor. Uma vez gelada, a água é enviada por meio de uma bomba ao fan coil, que é a parte visível do equipamento.

Dentro do fan coil, estão serpentinas de alumínio ou cobre por onde circula a água gelada. Quando o ar ambiente entra em contato com elas, há a troca de calor. Depois disso, o ar resfriado retorna ao ambiente, produzindo a vazão de ar e temperatura necessárias.

A água que passou pelo fan coil é enviada ao tanque de recirculação do chiller, por bombas de circulação. Neste trocador-evaporador ocorre a segunda parte do processo. Em três etapas, incluindo uma na torre de refrigeração, ocorre troca de calor por meio de contatos indiretos e o fluido é novamente resfriado.

O chiller possui até 1.500 posições de abertura possíveis, o que permite ajustes contínuos do fluxo de refrigerante para o evaporador, reduzindo, assim, o consumo de energia e aumentando a troca de calor.

Tanto o fan coil quanto o chiller possuem diferentes potências, medidas em toneladas de refrigeração (TR). Quanto maior a TR (cada uma equivale a 12.000 BTUs), maior o peso do equipamento, a capacidade de vazão de ar e, por consequência, a área em metros quadrados que pode ser refrigerada, em se tratando dos fan coils. Nos chillers, também há a variação do número de compressores.

A manutenção é obrigatória por lei, varia conforme o tempo e as condições de utilização. No caso do fan coil, deve ser feita a troca ou limpeza de filtros, serpentinas e bandejas coletoras de condensado; reaperto ou substituição de correias, verificação de rolamentos dos motores e rotores, e inspeção das válvulas de controle e de bloqueio.

Já os chillers costumam ter condensador casco e tubo ou trocador a placas, que facilitam a limpeza. Os aparelhos mais modernos contam com compressores livres de vibração, sendo equipados com dois silenciadores para amortecer as pulsações de descarga.

Os modelos podem ter o funcionamento e até as pausas programadas conforme o horário de funcionamento do estabelecimento. Chillers consomem menos energia do que outros equipamentos de refrigeração, porque usam água gelada para climatizar ambientes e processos. A economia na conta de luz pode chegar a 50%.

Rooftop

Dependendo do caso, o rooftop pode ser a opção de que o cliente precisa para a climatização. Também chamados de DX System, são sistemas de arrefecimento do ar que, por conta da leveza, fácil instalação e transporte, podem ser colocados no topo dos prédios, o que deu origem ao nome que significa “telhado”.

É uma solução econômica e eficiente de refrigeração, indicada para indústrias com ampla área aberta, sem divisórias. O sistema pode ser colocado a céu aberto ou sobre qualquer terreno, por possuir diversidade de assentamentos.

O ar refrigerado produzido pelo rooftop é levado até o ambiente por meio de dutos internos e externos. Produz pouco ruído, o que o torna uma opção preferencial para salas de controles das indústrias e áreas administrativas de supermercados e shoppings.

Ao contrário dos chillers, os rooftops são compactos e funcionam no modelo “tudo em um” e “plug and play”. Entretanto, a potência limitada é uma desvantagem. Os chillers podem ultrapassar as 5.000 TR de potência, os rooftops atingem 35 TR, no máximo.

Vantagens da locação de equipamentos

Locar equipamentos de resfriamento pode ser mais vantajoso do que comprá-los, especialmente pelo preço elevado para aquisição. Alugando um chiller, fan coil ou rooftop, o cliente não dispõe apenas do equipamento, mas de todo o serviço referente a ele, como fornecimento imediato e ininterrupto, com segurança e qualidade.

O interessado deve procurar por um atendimento personalizado, conforme a demanda do contratante, que ofereça suporte técnico completo desde a projeção, a instalação e a operação, até a desmobilização do projeto.

É importante verificar a variedade de equipamentos que a locadora disponibiliza, em quanto tempo os aparelhos, incluindo bombas, tubulações e acessórios, serão entregues e colocados em funcionamento.

Também deve ser considerado se há suporte técnico 24 horas em todos os dias da semana. Outro ponto vital é a manutenção adequada, que contribui para prevenir problemas e prolongar a vida útil dos aparelhos que compõem o sistema.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE