Conheça o PIX e o que muda para o comércio | aRede
PUBLICIDADE

Conheça o PIX e o que muda para o comércio

Objetivo da nova modalidade de pagamento instantâneo é justamente a redução de custos de transações e também a agilidade

Saiba tudo sobre a nova modalidade de pagamento do Banco Central
Saiba tudo sobre a nova modalidade de pagamento do Banco Central -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Muito se fala sobre a nova modalidade de pagamentos ainda em fase de testes (a partir de 16/11/2020) criada recentemente pelo Banco Central.

O objetivo da nova modalidade de pagamento instantâneo é justamente a redução de custos de transações e também a agilidade. Mas afinal de contas, o que realmente acontecerá após a implantação oficial do PIX como forma de pagamento e principalmente...

O que é o tal do “PIX”?

Imagem ilustrativa da imagem Conheça o PIX e o que muda para o comércio
 

O PIX já está sendo implantado no Brasil desde 5/10, quando bancos e fintechs passaram a receber os registros das chaves PIX (cadastro do CPF, e-mail, telefone). Ele é uma forma de pagamento mais ampla, quando antes você precisava saber os dados bancários e instituição que uma pessoa ou empresa tem sua conta, com o PIX você só precisará saber qual é a “chave do registro”.

Os meios de pagamento tradicionais (TED, cartão, boleto, etc…) podem ser facilmente substituídos pela nova forma de pagamentos, uma vez que a principal promessa e diferencial da forma de pagamento são:

  • Disponibilidade 24 horas por dia 7 dias por semana;
  • Transferência imediata dos valores;
  • Integração entre bancos;
  • Gratuito para Pessoas Físicas pagantes;

Quem e como usar a nova modalidade de pagamentos?

O pagamento por boletos exige a leitura de código de barras, por meio de cartão (crédito ou débito), transferências  exigem dados bancários e até pessoais e um acesso a conta. Para usar o pix você precisará de um smarthphone e sua chave PIX registrada junto à instituição financeira de sua preferência, desde que, já esteja adepta ao PIX.

Com tudo certo e configurado, como já mencionado anteriormente, o PIX veio com o objetivo de agilizar e promover maior segurança nas transações financeiras, isso significa que os benefícios chegarão também ao comércio como um todo e principalmente aos negócios digitais. O Pix pode ser utilizado para transferências e pagamentos:

● entre pessoas (transações P2P, person to person);

● entre pessoas e estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico (transações P2B, person to business);

● entre estabelecimentos, como pagamentos de fornecedores, por exemplo (transações B2B, business to business);

● para transferências envolvendo entes governamentais, como pagamentos de taxas e impostos (transações P2G e B2G, person to government e business to government).

fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix

Imagem ilustrativa da imagem Conheça o PIX e o que muda para o comércio
 

O que muda para o comércio?

Para o comércio a mudança é principalmente na agilidade e custos. Como haverão menos intermediários para as transações, e elas acontecerão diretamente entre contas.

Com maior liberdade para fazer os pagamentos, os comércios poderão realizar pagamentos de fornecedores, fazer pedidos e principalmente, receber suas vendas com maior agilidade e facilidade mesmo aos finais de semana.

Com a redução do pagamento de taxas e tarifas de cartão de crédito/débito, as empresas poderão se preocupar em fazer investimentos em pessoas, processos e marketing.

Para empresas, o PIX não será gratuito, mas será consideravelmente mais barato. Atualmente, qualquer transação de pagamento envolvendo empresas, o custo para a empresa é composto de três impostos, a de intercâmbio, que fica com o banco, a de bandeira, que vai para a bandeira do cartão e uma terceira pela própria empresa que emite a maquininha.

A redução dos custos com o PIX acontece justamente porque, não necessariamente precisará operar com estes elos de transação.

A segurança vem de brinde, em dois pontos principais:

1- Sensor de aproximação: Você já deve ter visto alguns golpes sendo realizados com isso. Os golpistas adquiriram máquinas com sensor de aproximação, registravam uma venda de valor pequeno e colocavam as máquinas ao lado de bolsas ou próximo a carteiras onde poderia haver um cartão de crédito/débito. Com o PIX, não necessariamente você precisará de um cartão para realizar o pagamento.

2- Manuseio de máquina e cartão: Após o início pandemia, várias empresas passaram a embalar com plástico as máquinas de cartão porque os produtos para fazer sanitização nas máquinas agridem o material e podem estragar o aparelho, gerando mais um custo para a empresa. Como no caso da aceitação imediata da opção PIX a máquina não será mais necessária, a empresa ainda oferecerá mais segurança a saúde dos clientes.

Não tenho loja física, só e-commerce, e agora?

Imagem ilustrativa da imagem Conheça o PIX e o que muda para o comércio
 

Se você tem uma empresa de qualquer segmento, já deve ter compreendido todas as vantagens e benefícios da utilização do PIX, mas a dúvida que fica é, será que fará tanta diferença assim para quem tem apenas um e-commerce?

A resposta é sim. Os benefícios do PIX atingem o e-commerce de forma a reduzir custos, maximizar os lucros e agilizar o processo de logística:

  • Redução de custos: Com a entrada do PIX, as transações serão diretas e com menos intermediários ( Bandeiras de cartão e fornecedora das maquininhas e/ou sistema), sendo assim, mesmo havendo alguma taxa sob o serviço, o mesmo será mais barato do que as velhas formas vigentes (débito, crédito, DOC e TED);
  • Maximização dos lucros: A opção de pagamento permite a transição de valores mesmo em finais de semana, feriados e horários não comerciais. Sendo assim, você pode oferecer produtos e serviços em lugares e horários diferentes, e receber os valores imediatamente, ajudando o comércio na manutenção do fluxo de caixa e pagamentos, o que nos leva ao último benefício para o e-commerce.
  • Logística: O e-commerce é frequentado diariamente, estima-se que 74% dos consumidores ativos, buscam empresas no google e compram online diariamente, uma movimentação de R$106bi só em 2020 nas vendas por e-commerce. Como o e-commerce pode vender para Brasil e mundo, um dos custos mais perturbadores para os gestores é o custo de logística e envio, que muitas vezes exige o pagamento imediato para envio. Muitos consumidores fazem a compra no final de semana, ou seja, o pagamento é processado e pode cair na conta da empresa somente no primeiro dia útil consecutivo (segunda-feira). Esse problema acaba com o PIX, você poderá fazer o pagamento dos fornecedores imediatamente, recebendo a vista sem comprometer seu fluxo de caixa.
  • Ainda temos muito o que aprender estrategicamente com os Benefícios do PIX para as vendas, uma vez que, mesmo você sendo autônomo, ou tendo um pequeno negócio de artesanato, poderá gerar receitas com poucos custos para o seu negócio.

Cada vez mais pessoas e empresas estão criando seus negócios online, usando redes sociais e o próprio site/e-commerce. E você, quer ganhar dinheiro vendendo seus próprios produtos na internet? Click no link e conheça nossa solução.

http://bit.ly/Vender-Online-Laon

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE