ANTT define novas medidas para o transporte interestadual

Cotidiano

26 de novembro de 2020 12:40

Agência Brasil


Relacionadas

PR define Plano Estadual. Veja como vai ser a vacinação

Vacinação começa na quarta-feira em todo país

Paraná se aproxima de 500 mil casos confirmados de covid-19

Enfermeira é a 1ª brasileira vacinada contra a covid
Estigma das doenças mentais é tema da redação do Enem
Quatro aeroportos do PR têm editais de leilão publicados
Anvisa aprova uso emergencial de vacina contra covid
A nova resolução entra em vigor em 1º de dezembro e valerá enquanto durar a situação de emergência de saúde pública, definida pelo Ministério da Saúde. Foto: Reprodução/Agência Brasil
PUBLICIDADE

Resoluções valem apenas para o transporte rodoviário 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu novas medidas a serem adotadas nos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros para prevenção à disseminação do novo coronavírus. A resolução que atualiza regras já determinada pela agência, foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, e, diferente da norma anterior, não trata do transporte ferroviário de passageiros.

A nova resolução entra em vigor em 1º de dezembro e valerá enquanto durar a situação de emergência de saúde pública, definida pelo Ministério da Saúde. O serviço de transporte internacional continua suspenso, enquanto houver a restrição de entrada de estrangeiros no país. Entretanto, a ANTT pode autorizar o transporte em casos excepcionais, como o retorno de brasileiros ou estrangeiros aos seus respectivos países de origem.

De acordo com a norma, as empresas que operam os serviços de passageiros devem adotar medidas para limpeza e desinfecção dos veículos, em especial para manter a qualidade do ambiente climatizado e impedir a proliferação de microrganismos nocivos à saúde. As empresas também devem estratégias para minimizar o contato entre os passageiros e instruí-los, a cada viagem, acerca das medidas básicas de higienização.

No caso de veículos não climatizados, a ANTT recomenda que as janelas permaneçam abertas durante a viagem.

PUBLICIDADE

Recomendados