PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Mesário tem até hoje para justificar ausência

Cotidiano

07 de janeiro de 2021 16:40

Agência Brasil


Relacionadas

Fiocruz confirma circulação de novas variantes no Paraná

Deputados recorrem para suspender licitação do novo pedágio

Paraná apresenta 5.386 novos casos de Covid e 110 óbitos

Sicredi lamenta morte de Gilberto Zardo por covid-19
Paraná pode prorrogar lockdown por uma semana
Brasil deve receber mais 138 mi de vacinas da Pfizer e Janssen
Projeto impede reajuste de aluguel até dezembro de 2022
Foto: Agência Brasil
PUBLICIDADE

Requerimento Deve ser feito ao juiz da zona eleitoral

Os mesários que foram convocados para as eleições municipais do ano passado, mas faltaram, têm até hoje (7) para justificar a ausência. Para isso, é necessário fazer um requerimento ao juiz da respectiva zona eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que a solicitação pode ser feita pelo mesário através do Atendimento Virtual ao Eleitor, na página do Cartório Eleitoral Virtual disponível nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Caso a justificativa seja considerada insuficiente pelo juiz eleitoral, o mesário que faltou pode ser multado em valor que varia entre 50% a 100% do salário mínimo, a depender de sua renda.

O Código Eleitoral prevê ainda que, se o mesário faltoso for servidor público ou de autarquias, a pena pode ser de suspensão das funções por até 15 dias, frisa o TSE.

No caso de eleitores que não compareceram à votação, o prazo para justificar ausência no primeiro turno vai até 14 de janeiro.

A falta ao segundo turno pode ser justificada até 28 de janeiro. Para isso, o eleitor pode fazer um requerimento através do aplicativo e-Título, do Sistema Justifica, ou comparecendo ao cartório eleitoral.

PUBLICIDADE

Recomendados