Demanda de procedimentos estéticos cresce na pandemia | aRede
PUBLICIDADE

Demanda de procedimentos estéticos cresce na pandemia

Algumas questões importantes devem ser levadas em conta na hora de optar por um tratamento estético

Imagem ilustrativa da imagem Demanda de procedimentos estéticos cresce na pandemia
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Algumas questões importantes devem ser levadas em conta na hora de optar por um tratamento estético

Harmonização facial, bichectomia, aplicação de botox, clareamento dos dentes e correção ortodôntica são algumas das diversas opções de procedimentos para melhorar a estética do rosto. Com o cenário de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, a procura por essas soluções se intensificou, tanto pelos efeitos psicológicos quanto pelo fato das pessoas estarem mais focadas nos detalhes.

O dentista e especialista em Saúde Coletiva na Neodent, João Piscinini, afirma que, nesse período, os casos de bruxismo aumentaram consideravelmente nos consultórios, como resposta à ansiedade e estresse que acompanham a pandemia, provocando fratura e desgaste dos dentes. “Com os casos de bruxismo mais intensos, muitos pacientes aproveitaram para buscar os procedimentos estéticos, optando pelo clareamento dental, harmonização facial, entre outros. Para eles, o período de isolamento social foi uma boa alternativa para fazer esses procedimentos que já tinham em mente há um tempo, por terem agora a possibilidade de ficar de repouso em casa, quando necessário”, afirma.

Entre as soluções estéticas odontológicas mais procuradas estão as lentes de contato, uma espécie de lâmina de porcelana que é colada sobre o dente com a finalidade de melhorar a cor e a forma, e algumas que envolvem procedimentos cirúrgicos.  “Falando nas opções de harmonização facial, nós temos exemplos como o botox, o preenchimento labial e até mesmo a bichectomia, um procedimento cirúrgico em que se remove a bola de bichat, que nada mais é do que a ‘gordurinha’ das bochechas”, explica o cirurgião-dentista.

Prudência

Com a alta procura, há o alerta sobre algumas questões que devem ser levadas em conta pelos pacientes. Para Piscinini, o problema estaria em priorizar um procedimento apenas pela questão estética, sem ter como foco a melhoria da saúde como um todo. “A principal missão da Odontologia é prevenir e tratar as doenças bucais, por isso todo procedimento puramente estético que passa na frente de tratamentos preventivos e curativos, de cara já está trazendo um prejuízo ao paciente. Existem sim tratamentos que, quando bem indicados, alinham estética e função. Um exemplo é a própria bichectomia, que é uma boa alternativa quando o paciente tem o hábito de mordiscar as bochechas devido ao volume excessivo. Mas a minha recomendação é que as pessoas sempre priorizem os tratamentos que forem mais urgentes e só façam procedimentos estéticos quando estiverem com uma boa condição de saúde bucal”, orienta.

Há o alerta também para o uso de soluções caseiras sem a recomendação de um dentista. “O clareamento dos dentes é um dos procedimentos mais procurados, com o objetivo de deixar o sorriso mais branco. Mas, o uso de produtos para clareamento caseiro ou de receitas que não tenham a indicação de um profissional pode trazer sérios riscos ao paciente, como sensibilidade excessiva, danos irreversíveis aos tecidos dentários e até queimaduras na gengiva”, diz o dentista.

Comunicação entre profissional e paciente

Para evitar complicações e a necessidade de novos tratamentos, alguns resultados estéticos podem ser alcançados de forma minimamente invasiva e, para isso, é essencial o diálogo e acompanhamento com um profissional. “Podemos considerar menos invasivos os procedimentos que não envolvem o desgaste do dente, por isso é bem importante que o dentista e o paciente tenham uma conversa bem aberta para alinhar as expectativas do paciente com as possibilidades que existem. Muitas vezes o desejo do paciente pode ser atendido com um procedimento mais conservador. Um exemplo: se o paciente está satisfeito com a forma e o alinhamento dos dentes e sua queixa é apenas a cor mais escurecida, ele pode resolver isso com um clareamento dental em vez de fazer uma faceta ou uma lente de contato. Então a comunicação entre profissional e paciente é fundamental nesse sentido”, comenta.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE