PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Compagas atinge a marca de 50 mil clientes

Cotidiano

13 de julho de 2021 19:30

Da Redação


Relacionadas

PR propõe programa de ajuda a famílias vulneráveis

UEPG e Secc-PR disponibilizam bolsas de qualificação

PR recebe 324 mil vacinas para completar esquema vacinal

Procura por certificação técnica aumenta na pandemia
Vulcão capaz de gerar tsunami no BR entra em alerta amarelo
PL cria campanha permanente contra a importunação sexual
Klabin inicia operação em terminal ferroviário do PR
A Compagas possui cerca de 850 km de rede e atende a 16 municípios do Paraná Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Marca foi alcançada no mês de junho; Número de novos clientes cresce 82% no primeiro semestre de 2021

 

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) acaba de superar a marca dos 50 mil consumidores atendidos com o gás natural canalizado no Paraná. O número foi alcançado pelo bom desempenho nos seis primeiros meses do ano. De janeiro a junho, a Companhia conectou mais de 1.100 novos consumidores, a maior parte deles do segmento residencial. Se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram ligadas cerca de 605 novas unidades, o aumento no número de novos clientes é de 82%.

No que se refere ao consumo de gás natural, o segmento residencial também bateu recorde de consumo no mês de junho. Pela primeira vez na história da empresa, o setor consumiu mais de 40 mil m³/dia de gás natural. O volume médio distribuído pela Compagas no Paraná aos segmentos comercial, residencial, industrial e veicular está próximo a 900 mil m³/dia e na comparação com 2020, a média total atual é cerca de 3% maior.

O diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Junior, explica que a conquista dos 50 mil clientes é um marco importante para a história da empresa que completou 27 anos no último dia 6 de julho. “A Compagas obteve resultados neste primeiro semestre que demonstram que a economia paranaense está muito ativa. Lamento, apenas, que estes marcos se dão no final da concessão, quando os investimentos tendem a se reduzir naturalmente e o plano de expansão é menor”. A Compagas possui cerca de 850 km de rede e atende a 16 municípios do Paraná. “Atualmente, o Governo do Estado trabalha para a renovação da concessão da Compagas, e nós seguimos atuando para garantir o fornecimento de gás e ampliar o atendimento nos locais onde já há rede de distribuição”, completa Lamastra.

Ao longo dos anos, as vantagens competitivas do gás natural impulsionaram o desenvolvimento da Companhia. A segurança, a praticidade, a comodidade e a competitividade oferecidas pelo uso do combustível canalizado explicam o crescimento da empresa, em especial no segmento residencial que representa 98% do total de consumidores. “O residencial é o nosso maior mercado em números absolutos, são mais de 49 mil apartamentos que utilizam o gás natural de diversas formas – desde para aquecimento de água no chuveiro, como nos fornos e fogões, e até para churrasqueiras. No entanto, são as indústrias as responsáveis pelo maior consumo de gás”, destaca Lamastra. O segmento industrial responde por mais de 90% de todo o volume comercializado pela Compagas.


Vantagens do gás canalizado

A redução na emissão de poluentes se comparado a outros combustíveis fósseis e a segurança que o insumo oferece – mais leve que o ar e de fácil dispersão na atmosfera, o que reduz os riscos de acidentes e vazamentos – são elementos que colocam o gás natural em vantagem competitiva frente a outros combustíveis. E mais: por ser canalizado e fornecido de forma contínua, o gás natural dispensa a necessidade de acumular combustível em tanques ou cilindros, otimizando espaço nas indústrias, comércios e condomínios. Soma-se a essas vantagens a redução no fluxo de caminhões de abastecimento que atrapalham o trânsito, comerciantes e moradores.

 

Sobre a Compagas

Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural canalizado aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol). Atualmente, a Compagas conta com mais de 50 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.


As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados