Consumo de energia cresce 12% no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Consumo de energia cresce 12% no Paraná

Números são do segundo trimestre deste ano. Maior alta foi no setor industrial, entre os clientes do mercado livre, ou seja, empresas de maior porte, com 26,6%. Já o mercado cativo aumentou 4,8% na comparação com o mesmo período de 2020.

Consumo de energia cresce 12%, indicando retomada econômica do Paraná
Consumo de energia cresce 12%, indicando retomada econômica do Paraná -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Números são do segundo trimestre deste ano. Maior alta foi no setor industrial, entre os clientes do mercado livre, ou seja, empresas de maior porte, com 26,6%. Já o mercado cativo aumentou 4,8% na comparação com o mesmo período de 2020

O aumento do consumo de energia dos clientes da Copel no segundo trimestre do ano já reflete a retomada do crescimento econômico do Paraná, motivado especialmente pelos segmentos industrial e comercial. O montante de energia vendido pela companhia aumentou em 12,2% na comparação com o mesmo período de 2020, alcançando 7.950 GWh (gigawatt-hora) entre abril e junho de 2021.

Este resultado é o do chamado “mercado fio” da distribuidora da Copel, que inclui tanto a energia fornecida a consumidores cativos, atendidos pela Copel Distribuição, quanto consumidores livres – empresas com demanda maior que 500 kW (kilowatts) que optam por deixar o mercado regulado para negociar a compra de energia no ambiente livre.

A maior alta na venda de energia foi observada no setor industrial, entre os clientes do mercado livre, ou seja, empresas de maior porte. O consumo de energia neste segmento subiu 26,6% no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período de 2020.

Quando comparado com o segundo trimestre de 2019, a alta deste ano foi de 18,1%. Esta comparação é válida porque a base comparativa do ano passado é baixa, em função do desaquecimento econômico causado pela pandemia do novo coronavírus.

MERCADO CATIVO 

Já o consumo de energia no mercado cativo da Copel aumentou 4,8% na comparação entre o segundo trimestre de 2020 e o de 2021. A principal alta, neste caso, foi do setor comercial, que elevou o consumo de energia entre os dois períodos em 7,8%. O setor industrial, no mercado cativo, apresentou alta de 6,4% nesta comparação. Já o segmento rural aumentou em 5,3% e o residencial, 4,3%.

Do total de energia vendida no mercado cativo, a classe comercial comprou 21%. Isto é reflexo da retomada gradual da atividade comercial, especialmente nos setores varejista e de alimentação, por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19 no Paraná.

Esta classe possui cerca de 417 mil clientes no Paraná e consumiu 1.000 GWh no segundo trimestre deste ano. Já o segmento industrial do mercado cativo representou 12,2% do consumo total de energia do trimestre.

RESIDENCIAL 

A Copel possui 4 milhões de consumidores residenciais (de um total de cerca de 4,9 milhões de clientes). Esse segmento representou 41,3% do total do consumo de energia do mercado cativo da Copel no segundo trimestre de 2021. O consumo médio mensal teve alta de 1% nos últimos três meses, na comparação com o mesmo período de 2020, passando de 163 kWh/mês para 165 kWh/mês por unidade consumidora, em média.

Informações da Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE