Compagas registra aumento de 9,6% no uso de GNV | aRede
PUBLICIDADE

Compagas registra aumento de 9,6% no uso de GNV

O registro é referente ao mês de Julho deste ano. Movimento de retomada no consumo reflete o reaquecimento da economia e também a maior procura pelo Gás Natural Veicular principalmente pelas vantagens competitivas, como mais rendimento e economia.

Uso do GNV garante maior rendimento e economia a motoristas do Paraná.
Uso do GNV garante maior rendimento e economia a motoristas do Paraná. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O registro é referente ao mês de Julho deste ano. Movimento de retomada no consumo reflete o reaquecimento da economia e também a maior procura pelo Gás Natural Veicular principalmente pelas vantagens competitivas, como mais rendimento e economia.

Em julho, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) registrou crescimento de 9,6% no volume distribuído ao segmento veicular. O desempenho, segundo a companhia, é incentivado pelas vantagens do consumo de GNV no Paraná.

“Foi o melhor resultado do setor desde o início da pandemia da Covid-19. Esse movimento de retomada no consumo reflete o reaquecimento da economia e também a maior procura pelo GNV principalmente pelas vantagens competitivas que ele oferece ao consumidor”, destaca o gerente comercial da Compagas, Mauro Melara.

O Gás Natural Veicular (GNV) se apresenta ao consumidor como um combustível mais vantajoso, principalmente para aqueles que percorrem grandes distâncias diariamente. Motoristas que abastecem na capital paranaense com o GNV chegam a ter uma economia de até 53% se comparado ao etanol e de 45% quando comparado à gasolina.

Isso se deve ao fato de que além do menor preço no abastecimento, com um metro cúbico (m³) de GNV é possível rodar mais quilômetros do que com um litro de etanol ou gasolina.

Hoje a frota que utiliza o combustível no Paraná é de, aproximadamente, 37,5 mil veículos. Além da redução no custo por quilômetro rodado, os usuários de GNV no Estado contam com 70% de desconto no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) - enquanto para carros não convertidos ao GNV o tributo é de 3,5% do valor do veículo, para os automóveis convertidos o IPVA é de somente 1% do valor do carro.

Outras vantagens competitivas que o GNV apresenta são a redução na emissão de poluentes e a segurança, pois além de não ser possível adulterar o gás natural, ele é de fácil dispersão na atmosfera em caso de vazamentos. E por ter a queima mais limpa que a da gasolina, álcool e diesel, o GNV é menos poluente.

SEGURANÇA – Qualquer veículo pode ser convertido para o GNV, mas para garantir a segurança no uso do combustível algumas recomendações devem ser seguidas. A Compagas orienta que os motoristas façam a conversão dos veículos somente em oficinas credenciadas pelo Inmetro. No Paraná, atualmente 15 oficinas estão aptas a fazer a instalação do kit GNV.

“Importante também ressaltar que o usuário nunca deve substituir o cilindro por outro reservatório, como botijões de gás de cozinha ou diferentes tanques de ar comprimido. Isso porque os cilindros de GNV são projetados e testados para armazenamento em alta pressão e a suportam com segurança, à medida que outros tipos de cilindro não”, afirma Melara.

O momento do abastecimento também requer cuidados por parte do usuário. Orientações cabíveis a abastecimentos com outros combustíveis devem ser tomadas, como desligar o motor, rádio, faróis e acessórios elétricos; não utilizar o telefone celular ou outros aparelhos eletrônicos; não fumar no local e sair do veículo. Ainda, durante o abastecimento de GNV, que deve ser feito somente por pessoas autorizadas, o porta-malas e o capô do carro precisam permanecer abertos. 

“Importante lembrar que nunca se deve tentar transferir GNV de um cilindro para outro. Ainda recomendamos que, após a instalação do kit GNV e a cada 12 meses após a conversão, os veículos passem por uma inspeção, que garante a segurança por meio da emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV) e do selo de inspeção”, finaliza Melara.

COMPAGAS – Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Atualmente, a Compagas conta com mais de 50 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE