PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Baleia-fin de quase 20 metros encalha no litoral do PR

Cotidiano

23 de setembro de 2021 07:52

Da Redação


Relacionadas

Zé Trovão grava vídeo e diz que se entregou à Justiça

Inglês Paraná fornece acesso facilitado para aprendizado

Brasil gera 313,9 mil empregos formais em setembro

Parques do Paraná são bem avaliados por turistas
Relator sugere indiciamento de 81; Bolsonaro está na lista
Caso Henry: novas imagens do elevador são divulgadas
Entenda o impacto do ICMS nos preços dos combustíveis
Baleia de quase 20 metros encalha na Ilha do Mel, em Paranaguá Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Animal era um macho adulto. Segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação, é o primeiro registro de encalhe de uma baleia da espécie no Paraná


Uma baleia-fin (Balaenoptera physalus) encalhou na praia grande da Ilha do Mel, em Paranaguá, no litoral do Paraná, na terça-feira (21). O animal de quase 20 metros era um macho adulto.

De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é o primeiro registro de encalhe de uma baleia da espécie no estado.

"Este é um registro incrível para a nossa região e o trabalho da equipe que conduz a necropsia permitirá que os pesquisadores avaliem a condição de saúde e a possível causa da morte do animal", ressalta a coordenadora do laboratório, a bióloga Camila Domit.

Duas equipes do LEC, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, estiveram no local nesta quarta-feira (22).

Os pesquisadores estão coletando materiais biológicos e avaliando as condições da carcaça da baleia-fin. As amostras biológicas serão enviadas para laboratórios parceiros para apoiar projetos de pesquisa direcionados à espécie.

A operação de atendimento do encalhe também mobilizou o Instituto Água e Terra (IAT) e 27 servidores da Prefeitura de Paranaguá para dar destino à carcaça.

Conforme o LEC, o procedimento para enterrar a baleia cumpre o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná (PRAE).

Baleia-fin

O Laboratório de Ecologia e Conservação informou que a baleia-fin é a segunda maior espécie de baleia existente no oceano, perdendo em tamanho apenas para a baleia azul.

A espécie é considerada ameaçada de extinção e está envolvida no Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN/ICMBIO).

Número de encalhes

A bióloga Camila Domit afirmou que os encalhes de baleias no litoral do Paraná neste ano foram mais frequentes do que em anos anteriores.

Até o momento, foram registrados:

12 encalhes de baleias-jubarte;

1 de baleia-sei;

1 de baleia-de-minke;

1 de baleia-fin.

PUBLICIDADE

Recomendados

POLÍTICA NA REDE - 26/10/2021 14:40h

O racha no PSOL em Ponta Grossa

Membros do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tornaram públicas suas divergências na cidade. Ente...