Conta de luz ficará 6% mais barata neste mês | aRede
PUBLICIDADE

Conta de luz ficará 6% mais barata neste mês

A energia elétrica estará mais barata a partir de hoje, 1º de abril, em todo o país.

Impacto será sentido no bolso a partir da conta que chega no mês de maio.
Impacto será sentido no bolso a partir da conta que chega no mês de maio. -

Redução em relação ao mês de fevereiro ocorre pela mudança da bandeira tarifária para a cor verde.

A energia elétrica estará mais barata a partir de hoje, 1º de abril, em todo o país. A redução ocorre em função das bandeiras tarifárias, que a partir deste mês será verde, ou seja, sem custo para os consumidores. No Estado do Paraná, a estimativa é de que essa alteração gere uma redução de 6% no preço final conta da luz em relação ao mês de fevereiro, quando havia a sobretaxação de R$ 3 para cada 100 kWh consumido.

Três fatores principais contribuíram para a bandeira verde: a evolução positiva do período úmido de 2016, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas; o aumento de energia disponível com redução de demanda; e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro. Com isso, o consumidor sentirá, no bolso, essa redução a partir da conta que chega no início próximo mês nas casas, a qual leva em conta o consumo referente ao mês de abril.

A Aneel afirma que, antes das bandeiras, as variações que ocorriam nos custos de geração de energia, para mais ou para menos, eram repassados em até doze meses, no reajuste tarifário anual da distribuidora – o que aumentava os índices de reajuste. Com o sistema, as bandeiras não interferem nos itens passíveis de repasse tarifário.

Cabe lembrar, no entanto, que entre 2014 e 2015, sem levar em conta as bandeiras tarifárias, o preço da energia elétrica mais que dobrou no Estado do Paraná.


Tarifa deverá ter nova redução de 11,5% em junho
A partir de junho, os paranaenses deverão ter nova redução na tarifa de luz. A Copel já encaminhou seus contratos para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a revisão tarifária que definirá o índice a ser aplicado neste ano. O objetivo é que os valores sejam reduzidos em, pelo menos, 11,5%. A planilha ainda vai ser analisada pelo Conselho de Consumidores da Copel e pela Aneel e também será debatida em audiência pública em abril. Somente após essas etapas haverá a definição do índice a ser aplicado em 24 de junho

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE