Movimento quer modificar frase da bandeira do Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Movimento quer modificar frase da bandeira do Brasil

Nesta sexta (19), Dia da Bandeira, ativistas farão ato em defesa da inclusão da palavra.

Nesta sexta (19), Dia da Bandeira, ativistas farão ato em defesa da inclusão da palavra.
Nesta sexta (19), Dia da Bandeira, ativistas farão ato em defesa da inclusão da palavra. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Nesta sexta (19), Dia da Bandeira, ativistas farão ato em defesa da inclusão da palavra

Um grupo de brasileiros quer apresentar uma proposta para adicionar a palavra amor à bandeira nacional. Chamado "Movimento Amor na Bandeira" sugere substituir "Ordem e progresso" por "Amor, Ordem e Progresso". Embora o movimento seja recém-criado, a justificativa não é tão nova.

Membros do movimento usam o pensamento do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857), que em 1889 serviu de inspiração para as palavras que até hoje estão na bandeira. O lema positivista de Comte dizia "o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim".

"Por que na criação da bandeira, a palavra Amor foi desconsiderada, restando apenas Ordem e Progresso? Não se sabe exatamente o motivo, mas a negação do Amor como princípio nos parece muito simbólica de uma grave lacuna na formação de nossos valores", afirma o movimento em abaixo-assinado virtual.

Os ativistas farão encontro virtual nesta sexta (19) para discutir a ideia e tentar conquistar o público antes de levar uma proposta ao Congresso.

Em 2003, o então deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) propôs, sem sucesso, adoção do lema "Amor, ordem e progresso". Eduardo Suplicy (PT-SP) quando senador também demonstrou apoio à medida, também sem êxito.

Com informações: IG Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE