PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Professores dão dicas para segundo dia de provas do Enem

Cotidiano

24 de novembro de 2021 11:43

Da Redação


Relacionadas

Guaratuba registra surto de casos de vômito e diarreia

Paraná desmente notícia que cancela eventos até julho

Ômicron pode ser menos grave, mas não é leve, diz OMS

Casos positivos de Influenza H3N2 aumentam no Paraná
LBV entrega 40 toneladas de alimentos para famílias do PR
Força-Tarefa reforça apoio à proteção às crianças no Litoral
PR estima vacinar 1 milhão de crianças de 5 a 11 anos
Quem não foi bem no primeiro dia de aplicação, ainda pode recuperar a nota. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
PUBLICIDADE

Matemática e ciências da natureza serão exames de domingo (28)

No próximo domingo (28), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 farão as provas de matemática e ciências da natureza. Para se sair bem, professores entrevistados pela Agência Brasil recomendam que o participante tenha uma estratégia de prova. Quem não foi bem no primeiro dia de aplicação, ainda pode recuperar a nota.

Ter uma estratégia de prova é definir previamente como irá administrar o tempo e como irá resolver as questões. A dica do assessor da área de física do Sistema Positivo de Ensino, Danilo Capelari, é começar pelas questões mais fáceis. “Fazer uma primeira leitura da prova e ir respondendo as questões mais fáceis. Isso garante a proficiência. Em uma segunda leitura, dedicar mais tempo às questões mais difíceis”, diz. 

Capelari explica que garantir as questões fáceis é uma estratégia para atender aos critérios de correção das provas, pela Teoria de Resposta ao Item. Pela TRI, a nota não é calculada levando-se em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante ao conjunto das questões que formam a prova. A TRI estima a dificuldade das questões e avalia o conhecimento dos participantes.

Caso um estudante erre todas as questões fáceis e acerte uma difícil, a pontuação dele nessa questão será menor do que a de um estudante que acertou as questões mais fáceis e também a difícil. No primeiro caso, o sistema poderá entender que o participante chutou a resposta. 

Informações - Agência Brasil

PUBLICIDADE

Recomendados