Casos positivos de Influenza H3N2 aumentam no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Casos positivos de Influenza H3N2 aumentam no Paraná

Vacinação da gripe deve ser uma das medidas de contenção do vírus no país

Vacinação da gripe deve ser uma das medidas de contenção do vírus no país
Vacinação da gripe deve ser uma das medidas de contenção do vírus no país -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Vacinação da gripe deve ser uma das medidas de contenção do vírus no país

O número de casos da gripe Influenza A H3N2 vem subindo no Paraná. Em uma semana, o quadro quase duplicou. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), subiram de 20 para 38 contaminações na última semana de 2021. Neste cenário, a vacinação da gripe se torna ainda mais relevante. “A baixa adesão à vacinação contra a influenza em 2020 e 2021, além do relaxamento da população em relação às medidas que estavam sendo tomadas para evitar e reduzir o contágio do coronavírus, são possíveis causas do aumento da H3N2 no país”, conta Ronaldo Ruaro, médico do Sesi Paraná.

Como saber então, se estou com uma gripe comum ou H3N2? O especialista explica que clinicamente não há diferença para outras gripes. “Os sintomas são coriza, tosse, dor de garganta, de cabeça, no corpo, fraqueza e febre. Em geral, a “gripe” ou “resfriado” causa sintomas que incomodam e atrapalham o bem-estar. Quando ocorrer dificuldade para respirar, como dor, ou falta de ar, o médico deve ser procurado sem demora”, relata. É possível identificar o tipo de vírus por meio de exames específicos como o RT PCR Swab nasal ou sorologias, esclarece o médico. “Mas o que realmente importa é a pessoa se proteger do contágio e manter a saúde em boas condições: hábitos saudáveis, alimentação adequada, qualidade de sono, evitar fumar, não ingerir bebidas alcoólicas etc. E se tiver sintomas, ingerir bastante líquidos, incluindo água”, orienta.

A nova onda de H3N2 reforça ainda mais a importância da vacinação da gripe. “Ela protege os subtipos H1N1, H3N2 e o influenza B, e por isso é muito importante que todos tomem. Além disso, a vacinação estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos e aumenta as defesas do corpo. Lembro que a gripe pode complicar e causar complicações, inclusive com risco à vida, principalmente em crianças, idosos e pacientes dos grupos de risco, tais como os portadores de doenças crônicas”, relata Ruaro. Para complementar a vacinação, o Ministério da Saúde recomenda outras medidas, como alimentação saudável, higienização frequente das mãos, utilização de lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Pesquisas recentes demonstram que a imunização contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. Desta forma, a vacinação se torna o principal método na prevenção da doença e as complicações mais severas causadas por ela. Além disso, a vacinação contribui para a redução da circulação dos agentes nos ambientes, auxiliando na proteção daqueles que não podem ser vacinados. “É muito importante as pessoas se vacinarem todos os anos, e manterem os hábitos de segurança, como o distanciamento social, lavagem e desinfecção das mãos e o uso de máscaras, pois a gripe está entre nós há séculos, e continua sendo uma importante causa de mortalidade. Lembro que este vírus, assim como os demais, sofre mutações constantes, e em correspondência a vacina é fabricada e atualizada anualmente, contra as cepas daquela época. Deste modo, foi identificado de uma nova mutação, o H3N2 Darwin, além da variante “Ômicron” do Coronavírus. Daí a importância da vacinação anual”, alerta.

Vacinação da gripe para colaboradores da indústria

Nos próximos meses, o Sesi Paraná iniciará a campanha de vacinação contra a gripe para sindicatos e indústrias paranaenses. O período para adesão acontecerá em fevereiro até quando durarem os estoques e o agendamento inicia logo após a confirmação da data de recebimento da vacina pelo Sesi. O ato vacinal é realizado na própria empresa, no formato in company e em qualquer município do estado, o que facilita para os trabalhadores.

Seguindo as normas da Anvisa, são oferecidas vacinas contra a influenza trivalente e quadrivalente, contendo os tipos de cepas de vírus em combinação. Ofertada desde 2010, a vacinação faz parte de uma série de ações que a instituição faz, com outras formas de prevenção e cuidados para os funcionários das indústrias. Para mais informações, acesse o site do Sesi Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE