Chuvas em Petrópolis destroem cidade e causam 40 mortes | aRede
PUBLICIDADE

Chuvas em Petrópolis destroem cidade e causam 40 mortes

Prefeitura decretou calamidade pública e a busca por corpos continuam

VÍDEO
Prefeitura da cidade carioca a decretou calamidade pública e as buscam continuam | Autor:

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeitura decretou calamidade pública e as buscam continuam

Até o momento mais de 40 pessoas morreram após o forte temporal que atingiu a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio, na tarde de ontem. A prefeitura da cidade decretou estado de calamidade pública. A forte chuva ocasionou também deslizamentos, inundações e alagamentos em diversos pontos da cidade. A previsão é que mais vítimas sejam localizadas ao longo do dia. Moradores relatam desaparecimentos de familiares. Clique na imagem ou no play acima e assista ao vídeo

De acordo com o governador do Rio, Claudio Castro (PL), em entrevista ao Bom Dia Rio, da Rede Globo, o volume de água nas ruas da cidade diminuiu. Segundo ele, 16 pessoas foram resgatadas com vida ao longo da madrugada. O governador avaliou que a cidade encontra-se em um cenário de guerra.

"Ao chegarmos aqui, a situação é quase de guerra, carro de cabeça para baixo, muito água, muita lama, a água foi baixando ao longo da madrugada. (...) O maquinário chegou nesta madrugada para ajudar no trabalho de abertura e limpeza [da cidade]. Dezesseis pessoas foram salvas durante a madrugada, desde ontem estamos combinando o trabalho de reconstrução [da cidade]"

Ao menos 80 casas foram atingidas no forte temporal - a maioria na área de encostas. Perguntado sobre os recursos que serão empregados para reconstrução de Petrópolis, o governador não definiu valores

"Nesse momento nossa preocupação não é valores, é resgatar pessoas com vida e pensar na limpeza e normalização [da cidade]". Castro comentou ainda que as sirenes de alerta sobre o volume de chuvas funcionaram perfeitamente  A tragédia não foi maior porque as sirenes funcionaram, mas foi uma tragédia de uma hora para outra, uma quantidade de chuva absurda e infelizmente não teve como salvar todas as pessoas"

A cidade conta com 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em comunidades e áreas de risco. A cidade já vinha sofrendo há dias com fortes chuvas na região, mas ontem foram registradas cerca de 260 mm de precipitação em um período de seis horas levando caos ao município. Essa é a quantidade de chuva esperada para todo o mês. A previsão é de mais chuva para a região.

Informações do UOL

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE