Congresso promulga isenção de IPTU para igrejas nesta quinta | aRede
PUBLICIDADE

Congresso promulga isenção de IPTU para igrejas nesta quinta

Texto beneficia templos de todos os credos e faz alterações no artigo 156 da Constituição.

Promulgação acontecerá em sessão solene marcada para as 15h30.
Promulgação acontecerá em sessão solene marcada para as 15h30. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Texto beneficia templos de todos os credos e faz alterações no artigo 156 da Constituição

O Congresso Nacional promulga nesta quinta-feira (17), a isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para templos religiosos. A medida faz parte da PEC 200/16, aprovada pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2021. O texto será promulgado em sessão solene conjunta marcada para as 15h30 de hoje.

A Proposta de Emenda à Constituição altera o artigo 156 da Constituição, que traz a cobrança de IPTU. Com a aprovação da emenda, ficam isentos desse imposto templos de qualquer culto religioso, mesmo que funcionem em imóveis alugados.

Apesar de ter no texto a possibilidade de beneficiar templos de todos os credos, a pauta é reinvindicação das igrejas evangélicas, especialmente a Igreja Universal do Reino de Deus, tanto que a matéria tem autoria do ex-senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), bispo da instituição. O texto segue, agora, para promulgação pelo Congresso Nacional.

A matéria tramitava na Casa desde 2016 e teve amplo apoio da bancada evangélica. Os deputados favoráveis à pauta justificaram suas posições afirmando que a imunidade tributária era um ponto definido pela Constituição e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Com informações: Congresso em Foco.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE