Ataque na Ucrânia atinge maior usina nuclear da Europa | aRede
PUBLICIDADE

Ataque na Ucrânia atinge maior usina nuclear da Europa

O ministro de Relações Internacionais da Ucrânia confirmou o caso e alertou para o risco de uma catastrofe "dez vezes maior que Chernobyl". Agência Internacional de Energia Atômica não detectou mudanças nos níveis de radiação.

Imagens de segurança gravaram o momento em que incêndio atinge o local.
Imagens de segurança gravaram o momento em que incêndio atinge o local. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ministro de Relações Internacionais da Ucrânia confirmou o caso e alertou para o risco de uma catastrofe "dez vezes maior que Chernobyl"

Um ataque do exército russo na Ucrânia causou um incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. O centro de produção nuclear é responsável pelo abastecimento elétrico de 25% da Ucrânia. Vídeos do sistema de segurança mostram o fogo, que também foi confirmado por Andriy Tuz, porta-voz da usina. “Há uma ameaça real de perigo nuclear na maior estação de energia atômica da Europa", alertou em um vídeo postado em uma rede social.

Dmytro Kuleba, ministro de Relações Internacionais da Ucrânia, confirmou o incêndio pelo Twitter e fez um alerta. "O fogo já começou. Se explodir, será dez vezes maior que Chernobyl. Os russos devem cessar imediatamente o fogo, permitir os bombeiros, estabelecer uma zona de segurança", escreveu.

No entanto, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que as autoridades ucranianas não detectaram mudanças nos níveis de radiação na usina nuclear de Zaporizhia. "O regulador ucraniano disse à AIEA que não há mudanças registradas nos níveis de radiação em Zaporizhzhia", tuitou o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). Anteriormente, o diretor da agência, Rafael Mariano Grossi, havia pedido "o fim do uso da força" e alertado para um "perigo grave se os reatores fossem atingidos".

Veja abaixo o momento do incêndio:

Chernobyl também foi tomada

Em 24 de fevereiro, o exército russo tomou a extinta usina de Chernobyl, a 100 km de Kiev, capital ucraniana. Na última sexta-feira (25), a agência nuclear e o Ministério do Interior da Ucrânia afirmaram que foi registrado um aumento nos níveis de radiação do local da extinta usina. 

Os níveis exatos de radiação não foram fornecidos, mas de acordo com a agência nuclear, a alteração se deve ao movimento de equipamentos militares pesados na área, que pode levantar poeira radioativa no ar. À imprensa, o Ministério do Interior da Ucrânia informou que o aumento “não é crítico para Kiev por enquanto”, mas que está monitorando.

*Atualização às 1h57 do horário de Brasília

Serviços de Emergência da Ucrânia afirmaram que extinguiram o incêndio na usina nuclear. Ocorrência não teve vítimas.

Com informações: Correio Braziliense.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE