Palácio Iguaçu e Alep prestam homenagem para a Ucrânia | aRede
PUBLICIDADE

Palácio Iguaçu e Alep prestam homenagem para a Ucrânia

Poderes Executivo e Legislativo passaram a iluminar suas sedes com as cores da Ucrânia; além disso, monumentos, prédios públicos e representações diplomáticas do mundo inteiro também prestam solidariedade ao povo ucraniano.

Sede do Palácio Iguaçu com as cores da Ucrânia
Sede do Palácio Iguaçu com as cores da Ucrânia -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Poderes Executivo e Legislativo passaram a iluminar suas sedes com as cores da Ucrânia

A partir da noite da última quinta-feira (3), o Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, ficou iluminado com as cores da bandeira da Ucrânia. O azul e o amarelo, projetados na fachada, também colorem monumentos, prédios públicos e representações diplomáticas do mundo inteiro.

A ação simbólica no edifício do Estado reforça a solidariedade do governo paranaense com o povo ucraniano e a esperança de que o diálogo e as negociações diplomáticas resultem no fim do conflito, iniciado há nove dias com a ofensiva militar deflagrada pela Rússia naquele país.

O Paraná abriga grande número de imigrantes vindos da Ucrânia. Há mais de 100 anos, os ucranianos vieram para o Estado e se fixaram, em sua maioria, na região de Prudentópolis. Hoje, quase 500 mil vivem no Paraná. É o maior número fora do seu país de origem.

Poder Legislativo

Desde 1º de março, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) está iluminada com as cores da bandeira da Ucrânia, em uma singela homenagem do Poder Legislativo à resistência do povo ucraniano, que sofre com os ataques militares realizados pela Rússia desde a semana passada.

“Essa foi uma forma de homenagearmos essa Nação e também o seu povo, que muito contribuiu e contribui para o desenvolvimento do nosso Paraná”, disse o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). Da mesma forma, o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), disse que o “Poder Legislativo demonstra seu respeito pela sociedade ucraniana, que tem grande influência na cultura e economia do Paraná. O mundo está vendo a barbárie que está sendo cometida".

Sessão especial

Na segunda-feira (7), às 14h30, a Casa de Leis do Paraná vai realizar uma sessão especial de solidariedade e apoio incondicional à Ucrânia e ao povo ucraniano.

Durante a sessão especial, que foi proposta pela Comissão Executiva com o apoio dos demais deputados, os parlamentares vão externar todo o respeito e apoio da Assembleia à Ucrânia. Também será hasteada a bandeira da Ucrânia em frente à sede do Poder Legislativo, juntamente com as bandeiras do Brasil e do Paraná.

Foram convidados para a solenidade Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniana Brasileira; Mariano Czaikowski, Consul Honorário da Ucrânia em Curitiba; Vitor Hugo Burko, coordenador do Movimento Humanitas Brasil Ukraine, que realiza uma campanha para arrecadar medicamentos para as vítimas do conflito; Sergio Maciura, presidente da Câmara de Industria, Comercio e Inovação Brasil Ucrânia; Dom Volodemer Koubetch, arcebispo Metropolita Católica Ucraniana São João Batista – Igreja Greco Católica; Dom Jeremias Ferrens, Arcebispado da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América Latina; Carlos Henze Junior, presidente do Clube Poltava; Claudio Rocha, presidente da Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana – TPUK; Solange Melnik Oresten, diretoria do Grupo Folclórico Barvinok, e o ex-deputado Felipe Lucas.

Com informações: AEN e Alep.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE