Comissões aprovam flexibilizar máscaras e PL vai ao Plenário | aRede
PUBLICIDADE

Comissões aprovam flexibilizar máscaras e PL vai ao Plenário

Texto foi aprovado pela CCJ e pela Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa; Governo do Estado quer definir situação nesta semana.

Uso do acessório em ambientes abertos é lei no Paraná.
Uso do acessório em ambientes abertos é lei no Paraná. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Texto foi aprovado pela CCJ e pela Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa; Governo do Estado quer definir situação nesta semana

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) aprovou nesta terça-feira (15), o projeto de lei (PL) do Poder Executivo que trata da flexibilização das regras para o uso de máscaras no Estado do Paraná. Os parlamentares aprovaram o PL nº 76/2022, que revoga a Lei nº 20.189, de 28 de abril de 2020. A Lei determinou o uso de máscara durante a vigência do decreto de calamidade pública no Paraná. Com a revogação, o Governo do Estado pretende definir por decreto sobre a obrigatoriedade ou não da medida de proteção para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

Após o debate na CCJ, a Comissão de Saúde Pública da Casa de Leis também aprovou a proposta, com voto contrário do deputado Arilson Chiorato (PT). O texto está na pauta da sessão plenária desta terça-feira, segundo anunciado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

A matéria, que recebeu parecer favorável do relator, deputado Hussein Bakri (PSD), foi aprovada na forma de um substitutivo geral. "O Executivo está agindo. Precisamos de celeridade na tramitação deste projeto. Os detalhes da flexibilização serão definidos pela Secretaria de Saúde, mas o governo pretende que a liberação aconteça ainda esta semana", afirmou Bakri.

Na justificativa da proposta, o Governo do Estado defende que a flexibilização do uso de máscara se dê através de decreto do Executivo. O argumento é de que a medida é necessária “considerando o cenário epidemiológico, informado pela Secretaria do Estado da Saúde, que aponta o amplo quadro de vacinação da sociedade paranaense, além do baixo índice de ocupação dos leitos hospitalares exclusivos para o atendimento à covid”.

O Governo alega ainda que com a revogação da Lei nº 20.189/2020 será possível dar “celeridade e eficiência à gestão administrativa, ante a possibilidade de fixação de regras para situações pontuais, com base na análise do quadro epidemiológico atual”.

Casos

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na última segunda-feira (14), o Paraná registrou mais 1.650 casos confirmados e 21 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Estado soma 2.372.304 casos confirmados e 42.448 mortos pela doença.

Com informações: Assembleia Legislativa do Estado Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE