Paraná é escolhido para estrear a rede 5G no Sul do Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Paraná é escolhido para estrear a rede 5G no Sul do Brasil

As primeiras antenas 5G foram ativadas pela operadora TIM nesta terça-feira (05) nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Tecnologia chega ao restante do Estado a partir de junho

Governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu com executivos da TIM nesta terça (5)
Governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu com executivos da TIM nesta terça (5) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As primeiras antenas 5G foram ativadas pela operadora TIM nesta terça-feira (05) nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Tecnologia chega ao restante do Estado a partir de junho


Um dos polos da inovação no País, o Paraná foi escolhido para começar a usar a tecnologia 5G na Região Sul Brasil. As primeiras antenas 5G Standalone, na frequência 2,3 GHz SA, foram ativadas pela operadora TIM nesta terça-feira (05) nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu, em Curitiba. O anúncio do lançamento foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em cerimônia com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, na sede do Governo do Estado.

Com isso, clientes da operadora dessas regiões já podem usufruir da tecnologia, que chegará aos demais municípios paranaenses e evoluirá com a chegada do 5G SA em 3,5 GHz a partir de junho, conforme cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A estimativa é que com o 5G a velocidade de navegação na internet seja 20 vezes maior do que a oferecida atualmente pelas bandas 4G.

“O Paraná é palco de um momento histórico ao ser pioneiro em receber essa tecnologia que vai transformar o mundo. É um momento de disruptura com tudo o que tínhamos. Nos sentimos honrados em termos sido escolhidos pela TIM, uma empresa que já é quase paranaense, e ao mesmo tempo, animados para criar novas soluções que consolidem o Estado como o mais moderno e inovador do País”, afirmou o governador.

Ratinho Junior lembrou que a opção da operadora de origem italiana por iniciar a aplicação do 5G pelo Paraná reforça o acerto nas decisões tomadas pelo Governo do Estado em busca da consolidação de um ambiente inovador. Citou como exemplo a elaboração do programa Descomplica Telecom, implementado no ano passado após aprovação na Assembleia Legislativa. “O Paraná e Curitiba são vanguarda”, disse.

Com a meta de buscar soluções para expandir as telecomunicações no Estado, o projeto partiu de propostas para resolver os principais gargalos da área, que dificultam o desenvolvimento e a competitividade internacional do Estado. O processo se baseou na melhoria da legislação, na segurança e no incremento da internet na área rural.

“Buscamos ainda lá atrás criar as condições necessárias para o sistema funcionar completamente no Paraná. E agora, com o 5G, é a população que vai ganhar, com a melhoria de serviços importantes como a telemedicina e a mobilidade”, disse. “Com nove ecossistemas regionais de inovação, 18 parques tecnológicos, sete universidades estaduais, quatro federais e mais da metade das cidades com polos universitários, o Paraná é hoje um dos líderes brasileiros em tecnologia e inovação”.

Massificação

Alberto Griselli explicou que a faixa de 3,5 GHz, adquirida pela TIM em leilão federal, será essencial para proporcionar alta velocidade e baixíssima latência para os usuários. Servirá também, disse ele, para massificar e revolucionar a adoção de soluções da Internet das Coisas (IoT) em vários setores fundamentais para alavancar a economia do País.

“A TIM tem investido fortemente na preparação da chegada do 5G, tecnologia que vai acelerar o processo de transformação digital nas cidades, estimular a geração de negócios e dar mais oportunidades aos brasileiros. A escolha de Curitiba como a primeira cidade do Sul a receber as antenas 5G Standalone da TIM reafirma nossa ligação histórica e cada vez mais consolidada com a cidade e com o Estado”, comentou o CEO da operadora.

A empresa havia anunciado, em março, a escolha da capital paranaense para o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”. O acordo de colaboração (MoU) com a Huawei foi assinado durante o Mobile World Congress, em Barcelona. A ideia é implementar redes 5G, prevendo a evolução da tecnologia, monitoramento de redes e aperfeiçoando a experiência do usuário. O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado, e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.

“Curitiba mais uma vez saiu na frente para a implantação da nova tecnologia 5G. Uma inovação que será ainda mais válida quando se tornar um processo social, compartilhado com toda a sociedade”, ressaltou o prefeito Rafael Greca.

Empresa

A TIM lidera diferentes segmentos no Paraná. Atualmente, a operadora é líder do mercado de telefonia móvel no Estado, com 52,1% (6,9 milhões de clientes). A operadora também está à frente na cobertura 4G, presente em 100% das 399 cidades paranaenses e na rede da tecnologia 4.5G, já implantada em 235 municípios.

A TIM também saiu à frente, em Curitiba, com a oferta do 5G DSS (que utiliza o 5G sobre as frequências do 4G). A ativação dessa rede faz parte da estratégia da TIM – iniciada em 2019 – de proporcionar desde já aos clientes, sem custos adicionais, uma experiência diferenciada de conectividade, que agora deve evoluir com a chegada revolucionária do 5G no País.

Presenças 

Participaram do lançamento o vice-governador Darci Piana; o secretário de Estado da Comunicação Social e Cultura, João Evaristo Debiasi; o diretor-presidente da Celepar, Leandro Moura; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; os deputados estaduais Guto Silva e Márcio Nunes; pela TIM, por vídeo, o vice-presidente institucional, Mário Girasole; o CTIO, Leonardo de Carvalho Capdeville; a diretora de relações com a imprensa, Alessandra Ber; e presencialmente o diretor comercial do Sul, Christian Krieger; o gerente institucional, Cléber Rodrigo Affanio; o diretor de engenharia Sul, Gláucio Fontana; e o gerente de engenharia Sul, Marcelinho Benthiem.

As informações são da AEN

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE