PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Princesa dos Campos reforça ações preventivas no trânsito

Cotidiano

11 de maio de 2022 13:36

Da Redação


Relacionadas

Jogos no celular: dos campos de futebol aos cassinos

HU-UEPG abrirá mais 10 leitos nesta sexta-feira

Mais 100 investigadores reforçarão a Polícia Civil do PR

PM lança ação de fiscalização em áreas rurais do Paraná
Senai-PR divulga edital com vagas gratuitas em cursos
União é condenada a ressarcir PR por gastos na área da saúde
Mãe do menino Henry Borel é presa novamente no Rio
Live promovida pelo Expresso Princesa dos Campos vai debater Maio Amarelo e prevenção de acidentes. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Companhia promoverá uma live no Instagram, em parceria com o Ciretran de Ponta Grossa, nesta quinta (12) para debater a temática

O Brasil é o quarto país com o maior número de acidentes de trânsito no mundo, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária. O órgão também indica que a cada 12 minutos uma pessoa morre nas estradas por essa mesma causa. Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de ser cauteloso no trânsito para preservar vidas e diminuir o índice de incidências no mundo, foi criada a campanha Maio Amarelo, que está em sua 9ª edição em 2022. Durante o período, várias organizações e empresas realizam ações para chamar a atenção da população sobre a violência nas estradas.

O Expresso Princesa dos Campos, que atua no transporte de passageiros e de encomendas, é uma das empresas do Paraná que aderiu à causa. Durante o período, conversas entre os colaboradores são realizadas para alertar e sanar dúvidas sobre boas práticas no trânsito. Uma das ações é realizada em parceria com o Sest Sest-Senat.

Apesar de ser um tempo propício para falar sobre o assunto, a companhia constantemente investe em treinamentos com os mais de 260 motoristas dos ônibus e do setor de encomendas para que os acidentes sejam evitados. Algumas atividades são comandadas pelo técnico em Segurança do Trabalho, Douglas Freitas, que enfatiza as exigências e qualificações aos motoristas que diariamente trafegam pelas estradas.

“Consideramos essencial relembrar os motoristas de algumas dicas de segurança no trânsito. Uma delas é respeitar os limites de velocidade das vias. As sinalizações não estão nas estradas por acaso, são para assegurar a boa condução dos veículos e não causar acidentes. O segundo ponto é sobre respeitar as próprias condições psicológicas e fisiológicas em que cada um se encontra. Se a pessoa não estiver bem, o risco de ocasionar um acidente é maior. Ter cuidado com a utilização dos celulares, enquanto dirige, também é fundamental, pois isso tira a atenção dos condutores; além de sempre buscar manter a distância segura entre os outros automóveis”, ressalta Freitas.

 Live sobre Maio Amarelo

Nesta semana, o Expresso Princesa dos Campos promover uma ‘live’ pelo Instagram para debater o Maio Amarelo e a prevenção dos acidentes de trânsito. A iniciativa será realizada em parceria com o Ciretran de Ponta Grossa. O bate-papo será transmitido ao vivo, no Instagram da Princesa dos Campos, na quinta-feira (12), às 19 horas.

 De acordo com o CEO da Princesa dos Campos, Gilson Barreto, o intuito do bate-papo é expandir o debate sobre a temática também para o público externo, não só aos colaboradores da Companhia. “Queremos aprofundar o assunto entre os motoristas da empresa, mas também permitir que todas as pessoas tenham acesso ao conteúdo, já que segurança no trânsito envolve toda a comunidade. O lema da campanha deste ano é ‘Juntos salvamos vidas’, por isso queremos contribuir para que mais pessoas tenham acesso às informações sobre o tema”, destaca Barreto.

O bate-papo terá a participação do técnico em Segurança do Trabalho da Princesa dos Campos, Douglas Freitas; e da docente do curso de Reciclagem do Ciretran de Ponta Grossa, Débora Levy. Ambos trabalham no dia a dia fornecendo orientações sobre educação no trânsito aos motoristas.

 Segundo Débora, falar sobre o tema é importante para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes derivadas de imprudências nas estradas. “Precisamos não só cobrar dos motoristas, mas de todos, pois todos são pedestres e precisam fazer também a sua parte. Nesta década, temos o objetivo de diminuir em 50% o número de mortes no trânsito, comparados a 2009, que contabilizou cerca de 1,3 milhão de óbitos derivados de acidentes nas pistas. Então, é necessário refletir como estamos nos comportando e como podemos fazer para melhorar a situação”, sustenta a docente.

Os interessados em assistir à live podem acessar o Instagram da Princesa dos Campos pelo @princesadoscampos.



 . 

PUBLICIDADE

Recomendados