PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Eclipse com 'Lua de Sangue' será hoje: saiba como observar

Cotidiano

15 de maio de 2022 19:28

Da Redação


Siga o a rede no Google News

Relacionadas

Ônibus com 31 passageiros tomba na BR-277

Acidente mata cinco pessoas da mesma família no PR

Chuvas deixam 40 mil desabrigados em Alagoas

Tiroteio na BR-277 termina com uma morte em Curitiba
Após prisão, Igreja fundada por Flordelis fecha as portas
Criador da Lei Rouanet morre aos 88 anos no Rio de Janeiro
Bolsonaro muda de ideia e diz que irá para debates
Termo "Lua de Sangue" se popularizou nos últimos anos após ser usado com frequência pela imprensa. Foto: Reuters/Divulgação
PUBLICIDADE

Este será o único eclipse lunar total que acontecerá neste ano, segundo os astrônomos. O próximo será apenas em maio de 2025

Um eclipse lunar total com uma "Lua de Sangue" poderá ser visto no Brasil na noite deste domingo (15), a partir das 22h30, segundo o professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Costa.

Este será o único eclipse lunar total que acontecerá neste ano, segundo os astrônomos. O próximo será apenas em maio de 2025.

O eclipse deste domingo segue até às 3h da madrugada de segunda-feira (16), e poderá ser observado não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.

'Lua de Sangue'

O eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Com isso, a Terra cobre totalmente o disco da Lua e isso causa o fenômeno. O satélite natural terrestre então fica com uma cor avermelhada — que passou a ser chamada de "Lua de Sangue".

O professor de astronomia da USP afirma à BBC News Brasil que o termo "Lua de Sangue" se popularizou nos últimos anos após ser usado com frequência pela imprensa.


Com informações do site BBC News Brasil

PUBLICIDADE

Recomendados