Colégios estaduais intensificam ações para manter frequência | aRede
PUBLICIDADE

Colégios estaduais intensificam ações para manter frequência

Semana D de Mobilização Escolar envolveu professores e alunos no combate à evasão

Colégios da rede estadual intensificam ações com foco em frequência escolar -
Colégios da rede estadual intensificam ações com foco em frequência escolar - -

Edilson Kernicki

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Semana D de Mobilização Escolar envolveu professores e alunos no combate à evasão

Colégios da rede estadual de ensino encerraram, na sexta (10), a Semana D de Mobilização Escolar, uma campanha que envolveu alunos e professores em atividades diversificadas que pretendem melhorar a frequência e reduzir a evasão escolar. A iniciativa integra o programa Presente Na Escola, lançado em 2019, a fim de prevenir que os estudantes abandonem a sala de aula.

Desde a semana anterior, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa já vinha divulgando vídeos produzidos pelos próprios alunos da rede estadual, convidando os ausentes a retornarem para a sala, com a hashtag #quemfaltafazfalta. As iniciativas para trazer de volta os alunos faltosos incluíram contatos com agentes do poder público, mensagens em carros de som, anúncios em emissoras de rádio e chamadas no final de missas.

Ao longo da semana, vários eventos foram realizados com essa finalidade nos 112 colégios e escolas estaduais do NRE de Ponta Grossa. Fora das instituições de ensino, a mobilização envolveu o pedido de engajamento de líderes comunitários – padres, pastores, técnicos esportivos, presidentes de associações de moradores – na causa; chamamento atrativo nas ruas, com carros, motos ou bicicletas de som; posts nas redes sociais do NRE e das escolas (Facebook, Instagram e TikTok, por exemplo). Além disso, houve convite para que integrantes da Rede de Proteção pratiquem rodas de conversas e reuniões com responsáveis e alunos sobre a importância da escola.

O diretor José Agnaldo Rodrigues, do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, no Jardim Monte Carlo, afirma que as ações devem continuar na semana que vem. “A busca pela frequência dos alunos é algo que teremos de fazer pelo resto da vida, na verdade, porque os alunos vieram de uma pandemia, de um ano e meio. Muitos alunos e pais vinham buscar atividades impressas aqui na escola, outros faziam as aulas via Classroom ou Meet [plataformas usadas para aulas e reuniões online]”, comenta Rodrigues.

Na próxima semana, os alunos do Grêmio Estudantil do Linda Bacila devem percorrer o comércio do bairro Boa Vista para afixar cartazes que divulgam as ações planejadas para a campanha. “Outra ação é que estamos mandando ofícios para as igrejas para chamar esse povo. Fora a busca ativa que estamos fazendo nas casas dos alunos”, conta.

Presenciômetro

O Colégio Estadual Linda Bacila também montou um “presenciômetro”, que mede a frequência dos alunos às aulas. Esse mecanismo tem sido usado como critério para estabelecer um ranking que premia as turmas, a fim de estimular os alunos que continuem frequentando as aulas e chamem aqueles que tem faltado. “Um lanche especial, além do que a escola já fornece, como um cachorro quente, um pastel, ou passeio. Já estamos tendo novas ideias e já tivemos o lanche especial para as turmas que registraram a maior presença”, relata.

O diretor acrescenta que, durante o período endêmico, o ensinamento propriamente dito praticamente não ocorreu, especialmente em 2020, uma vez que em 2021 já havia frequência às escolas em meio período. Segundo ele, essa irregularidade no calendário letivo agravou a evasão escolar. Na retomada das aulas, o desafio dos professores tem sido, aliás, o de lidar com a variedade de cenários que os alunos enfrentaram durante a pandemia, visto que alguns deles tiveram que lidar com perdas, luto e depressão, por exemplo.

O objetivo da campanha é que a frequência escolar seja, no mínimo, de 90% das aulas – a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, lei 9394/96) determina que seja de, pelo menos, 75% para que o aluno seja aprovado nas séries da educação básica, os ensinos fundamental e médio.

Infrequentes

Uma das ações desempenhadas na Semana D de Mobilização Escolar foi a convocação dos chamados alunos “infrequentes” – os de frequência irregular, que assistem aulas em um dia e faltam outros dois, por exemplo. No aplicativo Boletim Informativo (BI), é possível acompanhar a frequência dos alunos às aulas e Rodrigues acionou os pais para mostrar a infrequência desses estudantes ao longo das últimas quatro semanas. “Eles estão levando um bilhete, para casa, para os pais tomarem ciência de que, se continuar assim, pode haver uma reprovação, e que será encaminhado para o Conselho Tutelar e também para o Ministério Público”, salienta o diretor do Linda Bacila.

Presente na Escola

O programa Presente na Escola acompanha os índices de frequência dos alunos. Através de planilhas, professores e gestores podem analisar faltas diárias de cada escola, turma, turno e aluno, a fim de identificar causas e elaborar estratégias para resolver problemas específicos de frequência de uma turma, escola ou aluno.

Diante do abandono escolar, colégios realizam as buscas ativas: pedagogos, professores ou diretores entram em contato direto com o aluno ou seu responsável, para entender o motivo da evasão e convencer o aluno a retornar para a sala. As buscas ativas são feitas a partir de visita domiciliar, mensagens via aplicativos, e-mail, telefonema ou com o auxílio do Conselho Tutelar, em situações mais delicadas.

A Seed também promove a Prova Paraná, que avalia o desempenho dos alunos trimestralmente, observando quais conteúdos foram absorvidos e quais precisam de reforço. A ferramenta é outro modo de identificar necessidades dos alunos para mantê-los estimulados e engajados com a escola.

Estratégias como essas levaram, em 2021, o Paraná a registrar uma das menores taxas de abandono escolar no Brasil. No ano, 61 mil estudantes passaram pela busca ativa e, desses, 58,6 mil retornaram para as aulas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE