Ex-Primeiro Ministro do Japão é morto a tiros em atentado | aRede
PUBLICIDADE

Ex-Primeiro Ministro do Japão é morto a tiros em atentado

Shinzo Abe, ex-premiê do Japão, foi vítima de atentado a tiros na cidade de Nara

Shinzo Abe, ex-premiê do Japão, foi vítima de atentado a tiros na cidade de Nara
Shinzo Abe, ex-premiê do Japão, foi vítima de atentado a tiros na cidade de Nara -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Shinzo Abe, ex-premiê do Japão, foi vítima de atentado a tiros na cidade de Nara

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu após um ataque a tiros nesta sexta-feira (08) na cidade de Nara, na região central do Japão. Abe foi baleado duas vezes enquanto fazia um discurso na manhã de sexta-feira (fim de noite no horário de Brasília). O atirador, de 41 anos, foi preso.

De acordo com a emissora pública NHK, o suspeito — que foi identificado como Tetsuya Yamagami, morador de Nara — usou uma arma artesanal. Reportagens da imprensa local dizem que ele seria um ex-integrante da Força de Autodefesa Marítima do Japão, o equivalente japonês da Marinha. A Agência para Incêndios e Desastres do Japão confirmou que Abe tinha um ferimento de bala no lado direito de seu pescoço e que sofreu sangramento subcutâneo na parte esquerda do peito.

Não está claro se os dois tiros o atingiram ou se uma das balas o atingiu no pescoço e se deslocou dentro de seu corpo. Em entrevista para a NHK, um líder do partido de Abe disse que a situação do político de 67 anos era "preocupante" e que ele recebeu uma transfusão de sangue. A morte no hospital foi confirmada mais tarde pela NHK.

"O ex-primeiro-ministro Abe foi baleado por volta das 11h30 da hora local (23h30 da noite de quinta-feira em Brasília) em Nara. Um homem, que se acredita ser o atirador, foi preso", informou o ministro-chefe do governo, Hirokazu Matsuno, a repórteres, no primeiro relato oficial. "Seja qual for o motivo, um ato tão bárbaro nunca pode ser tolerado, e nós o condenamos veementemente."

Testemunhas veem homem armado

Vídeos circulando nas mídias sociais, que não puderam ser verificados, parecem mostrar paramédicos amontoados em torno de Abe no meio de uma rua. Abe estava fazendo um discurso em campanha eleitoral para um candidato quando ocorreu o ataque — testemunhas disseram ter visto um homem com uma "grande arma". Depois dos tiros, Abe caiu imediatamente no chão, sangrando. Os agentes de segurança prenderam o atirador, que não tentou fugir.

A emissora de notícias NHK disse em um primeiro momento que Abe estava "consciente e respondendo" enquanto era levado ao hospital, segundo fontes policiais. A emissora disse que a polícia apreendeu a arma e identificou o atirador. O discurso de Abe fazia parte de uma campanha de seu partido, o Partido Liberal Democrata, nas eleições para a Câmara Alta do Japão, que ocorrem no final desta semana. Após o atentado, ministros de todo o país foram convocados para voltar a Tóquio imediatamente, de acordo com a imprensa.

A primeira pergunta que muitas pessoas se fazem é: qual foi a arma usada e como o atirador a obteve? A resposta parece ser que ele mesmo teria a construído. Fotos tiradas no momento em que o autor do ataque foi preso mostram o que parece ser uma espingarda de cano duplo improvisada ou caseira.

A violência com armas de fogo é muito rara no Japão. É extremamente difícil obter armas de fogo. Violência política também é extremamente rara. Abe estava acompanhado por uma equipe de segurança. Mas parece que o atirador conseguiu chegar a poucos metros do político sem nenhum tipo de impedimento. O ataque a tiros contra uma figura tão proeminente é profundamente chocante em um país que se orgulha de ser seguro.

Abe, que foi o primeiro-ministro que mais tempo ficou no cargo no Japão, esteve no poder em 2006 por um ano e depois novamente de 2012 a 2020, antes de sair, alegando motivos de saúde. Ele revelou que havia sofrido uma recaída de colite ulcerativa, uma doença intestinal. Ele ficou conhecido por suas políticas agressivas de defesa e política externa, e queria alterar a constituição pacifista do Japão no pós-guerra.

Ele também adotou uma política econômica que veio a ser conhecida como "Abenomics", baseada na flexibilização monetária, estímulo fiscal e reformas estruturais. Ele foi sucedido por seu aliado próximo, Yoshihide Suga, que mais tarde foi substituído por Fumio Kishida, o atual ocupante do cargo.

Repercussão

Em 2014, houve apenas seis incidentes de mortes por armas de fogo no Japão, em comparação com 33.599 nos EUA. As pessoas têm que passar por um rigoroso exame e testes de saúde mental para comprar uma arma — e mesmo assim, apenas espingardas e rifles de ar são permitidos.

Em todo o mundo o incidente foi rapidamente condenado. O ex-primeiro-ministro australiano Kevin Rudd classificou o ato de um "ataque aos defensores da democracia". O embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel, disse que Abe foi um "excelente líder do Japão e um aliado inabalável dos EUA", acrescentando que os EUA estavam "rezando" por seu bem-estar.

As informações são da BBC Brasil

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE