TSE muda de ideia e pede exclusão de tweet que associa Lula ao PCC | aRede
PUBLICIDADE

TSE muda de ideia e pede exclusão de tweet que associa Lula ao PCC

Ministra Maria Claudia Bucchianeri teve sua decisão derrubada nesta quinta-feira (1)

Tribunal mudou decisão proferida recentemente
Tribunal mudou decisão proferida recentemente -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou nesta quinta-feira a decisão da ministra Maria Claudia Bucchianeri e determinou que sejam apagados três tuítes de Jair Bolsonaro (PL) que associam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a uma facção criminosa.

Por seis votos a um, os ministros da Corte entenderam que o conteúdo feria os limites da liberdade de expressão e configurava atentado à honra contra o candidato. Assim, além de determinarem a exclusão das postagens, também impuseram o pagamento de multa em caso de descumprimento da decisão.

A decisão da ministra, tomada de maneira monocrática, foi dada no último dia 24, e considerou que o conteúdo não era falso por se basear em material jornalístico. O PT recorreu sob o argumento de que, embora embasada em matéria jornalística publicada em uma emissora de TV, a publicação viabiliza a reprodução de desinformação.

"Líder da facção criminosa (irraaa) reclama de Jair Bolsonaro e revela que com o Partido dos (irruuu) o diálogo com o crime organizado era cabuloso", escreveu Bolsonaro, ao publicar trecho da reportagem.

No vídeo, um líder da facção criminosa grampeado pela PF afirma que a facção tinha um "diálogo cabuloso" com o PT.

A maioria dos ministros seguiu o posicionamento do ministro Ricardo Lewandowksi, que divergiu de Bucchianeri. Para ele, postagens que são feitas de maneira "claramente afrontosa, agressiva, quando há fatos que afirmam a ocorrência de fatos criminosos", mesmo reproduzindo conteúdo jornalístico, não estão abrigadas pela liberdade de expressão.

Ao seguir a divergência, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que "não é possível uso da liberdade de expressão como liberdade de agressão". "A questão não é só a inverdade, a mentira, mas o desvirtuamento da finalidade da divulgação. Foi uma notícia que saiu na mídia tradicional, que também pode cometer fake news", afirmou.

As informações são do Yahoo!

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE