TSE determina retirada de postagens de Latino contra Lula | aRede
PUBLICIDADE

TSE determina retirada de postagens de Latino contra Lula

Ministro deferiu parcialmente pedido liminar da Coligação Brasil da Esperança, com o argumento de que Latino veiculou desinformação e propaganda eleitoral negativa

Conteúdo impugnado trata de vídeo divulgado por Roberto de Souza Rocha, cantor popularmente conhecido como “Latino”
Conteúdo impugnado trata de vídeo divulgado por Roberto de Souza Rocha, cantor popularmente conhecido como “Latino” -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino determinou que Facebook, Instagram, Twitter e Tiktok excluam postagens do cantor Latino e de outros perfis contra o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O conteúdo impugnado trata de vídeo divulgado por Roberto de Souza Rocha, cantor popularmente conhecido como “Latino”, e replicado em diversos perfis de usuários não identificados.

A gravação teve manipulação (cortes) na fala de modo a alterar completamente o sentido de discurso proferido pelo candidato Lula no ato denominado “Povo Sem Medo”, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em São Bernardo do Campo (SP), no dia 21 de outubro de 2017.

O ministro deferiu parcialmente pedido liminar da Coligação Brasil da Esperança, com o argumento de que Latino veiculou desinformação e propaganda eleitoral negativa ao divulgar “vídeo editado e veiculado a fim de transmitir a ideia de que o candidato Lula teria dito que os apoiadores e filiados presentes no evento seriam vagabundos, bandidos e traficantes, sendo que a fala proferida na ocasião foi exatamente em sentido contrário”, alegou a coligação ao TSE.

Entenda o caso

Latino veiculou a edição em seu perfil no Twitter, no qual possui mais de 1,6 milhão de seguidores, tendo sido visto até o dia 1º de setembro por mais de 18 mil vezes, seguido das legendas: “Os comentários eu deixo por conta de você!!!” [com o emoji de vômito] e “O Lula sendo Lula” [emoji de vômito novamente], além de replicar a publicação em seu perfil do TikTok, onde acumula mais de 1,1 milhões de visualizações.

Assim, o ministro do TSE considerou que o vídeo que descontextualiza a manifestação do candidato e, apesar de antigo, passou a circular agora, em plena campanha eleitoral. “O que demonstra claramente a intenção de manipular a opinião pública com o fito de retirar-lhe votos, por meio da veiculação de informação notadamente falsa”, diz a decisão liminar.

Com informações do Metrópolis. Clique aqui e leia mais

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE