Ratinho Junior busca reeleição em disputa com oito candidatos | aRede
PUBLICIDADE

Ratinho Junior busca reeleição em disputa com oito candidatos

Lideranças apresentam propostas distintas, desde para o capitalismo como para o socialismo; resultado das eleições será divulgado a partir das 17h

Adriano (PCO), Ratinho (PSD), Gomyde (PDT), Joni (DC), Ivan (PSTU), Angela (Psol), Requião (PT), Solange (PMN) e Vivi (PCB) disputam a eleição
Adriano (PCO), Ratinho (PSD), Gomyde (PDT), Joni (DC), Ivan (PSTU), Angela (Psol), Requião (PT), Solange (PMN) e Vivi (PCB) disputam a eleição -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os paranaenses, mais precisamente 8.475.632, vão às urnas, neste domingo (2), para escolher o(a) próximo governador(a) do Paraná pelos próximos 4 anos. As ‘Eleições Gerais 2022’ também definirão: presidente; senadores; deputados federais, estaduais e distritais. Com a votação iniciando às 8h e encerrando às 17h, neste ano, nove candidatos buscam o posto mais alto do Estado do Paraná, incluindo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), candidato à reeleição ao Palácio do Iguaçu. Os resultados serão divulgados a partir das 17h (do horário de Brasília), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além do atual governador, que leva o número ‘55’ nas urnas eletrônicas, disputam o posto do Poder Executivo: Adriano Teixeira (PCO), número ‘29’; Gomyde (PDT), número ‘12’; Joni Correia (DC), número ‘27’; Professor Ivan (PSTU), número ‘16’; Professora Angela (Psol), número ‘50’; Requião (PT), número ‘13’; Solange Ferreira Bueno (PMN), número ‘33’; e Vivi Motta (PCB), número ‘21’. Na última ‘Eleição Geral’, em 2018, Ratinho Junior foi eleito no 1º turno com mais de 60% dos votos.

Expectativas

Para o candidato do PSD, sua reeleição significa a continuidade de um governo baseado em diálogo. “Queremos continuar a construir um ambiente de paz política para que todo o Estado continue a ser uma referência nacional”, declarou, recentemente, em uma carreata com apoiadores. Já para o candidato do PCO, “nosso partido não semeia a ilusão de que os problemas do povo trabalhador possam ser resolvidos pelo voto. Nessas condições, para o PCO, as eleições são um terreno secundário da luta da classe operária e dos explorados, que só podem conquistar seus objetivos por meio de uma mobilização revolucionária”, diz em seu plano de governo.

Já para o candidato do PDT, o planejamento do partido, em ouvir todos os locais do Paraná, será um diferencial em um eventual governo. “Ter um programa que foi debatido em todas as regiões do Estado, com nossas lideranças políticas, com o setor produtivo, com a intelectualidade, com movimento social, nos diferencia de qualquer outra candidatura”, afirmou em encontro com lideranças. Na mesma linha, o candidato do DC reforça que será “um governador e vou rodar o Estado, não ficarei escondido no gabinete. Ninguém quer saber do atual chefe do Poder Executivo Estadual, só pessoas com cargo em comissão ou empresas que têm negócio com o Estado”, comentou em entrevista a um veículo de imprensa.

Pela segunda vez buscando o cargo de governador, o candidato do PSTU aposta em uma “revolução socialista” para o futuro do Paraná. “Para melhorar mesmo a vida da classe trabalhadora, da juventude, gerar emprego, acabar com a violência, tem que acabar com essa barbárie do capitalismo. Só através da estatização, e fazendo um governo dos trabalhadores, é que irá resolver os problemas da nossa classe”, argumentou em uma entrevista à televisão. Também com a ideia de representar a classe dos trabalhadores, a candidata do Psol promete um governo para “os de baixo”. “Ser anticapitalista é você governar em uma outra lógica. Pensando que as pessoas tenham as mesmas oportunidades, o mesmo acesso às coisas. Então, vamos governar o Estado e implantar o socialismo”, ressaltou a professora, que atua há 24 anos na rede estadual.

Já em busca de seu 4º mandato como governador, o candidato do PT afirma desejar “consertar” o Estado do Paraná. “A gente tem que fazer o melhor para o Estado. Uma coisa que tem que beneficiar a população. Vou reconduzir o governo a trabalhar para as pessoas”. Por outro lado, iniciando na carreira política, a candidata do PMN pretende ser transparente com os paranaenses. “Esse é o compromisso, de que somente com transparência total haverá respeito à vontade popular. Esse é o compromisso da futura governadora”, diz em seu plano de governo. E por fim, a candidata do PCB planeja um governo elaborado para a classe trabalhadora paranaense. “Nosso compromisso inegociável é com as(os) trabalhadores(as), com a juventude e a população explorada e oprimida. Pela vida acima dos lucros”, detalha em seu plano de governo ao Palácio do Iguaçu.

Eleitorado

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), as mulheres representam a maioria do eleitorado paranaense, com 53%, sendo 4.457.137 pessoas. Já os homens são 47%, totalizando 4.018.399 eleitores. Além disso, o eleitorado paranaense tem, em sua maioria, entre 45 e 59 anos, com 2.195.148 pessoas nessa faixa etária. A média de idade no Estado é 44 anos. Eleitores com 60 anos ou mais representam a segunda maior faixa etária, com 1.820.618 pessoas. Em seguida, estão as pessoas entre 25 e 34 anos, com 1.698.243 e pessoas com idade entre 35 e 44 anos, representando 1.661.418. Por último, está o eleitorado que tem entre 16 a 24 anos, totalizando 1.100.160.

Ainda, de acordo com o grau de instrução, a maior parte das eleitoras e dos eleitores declararam ter o ensino médio completo (2.365.378), seguida daqueles que têm o fundamental incompleto (1.947.766), superior completo (1.195.646), médio incompleto (1.160.244), fundamental completo (633.486), superior incompleto (607.026) e outros (565.598). Por fim, os solteiros representam 48% do eleitorado, enquanto casados são 42% do total. Há 4.768 locais de votação em todo o Estado do Paraná.

Confira abaixo o perfil de todos os candidatos:

Roberto Requião (PT)

Roberto Requião de Mello e Silva nasceu em 5 de março de 1941 e tem 81 anos. Ex-liderança absoluta do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o político deixou o partido, em 2021, alegando que o grupo teria se tornado ‘bolsonarista’. Neste ano, se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) e busca, pela quarta vez, ser o governador do Estado do Paraná. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Requião também estudou Urbanismo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A liderança política já foi deputado estadual (1983/85), prefeito de Curitiba (1986/89), secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná (1989/90), governador do Estado do Paraná (1991/94, 2003/06 e 2007/10) e senador da República (1994/2002 e 2011/2019). Seu número na urna eletrônica é o ‘13’ e seu vice é Jorge Miguel Samek (PT) - todas as informações do candidato acesse aqui.

Ratinho Junior (PSD)

Carlos Massa Ratinho Junior nasceu em 19 de abril de 1981 e tem 41 anos. Filiado ao Partido Social Democrático (PSD), a liderança política busca à reeleição ao governo do Paraná. Formado em Marketing e Propaganda na Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), Ratinho Junior, como é comumente chamado, já foi secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná (2013/14 e 2015/17), deputado estadual (2003/07 e 2017/19) e deputado federal (2007/2012 e 2012/13). Seu número na urna eletrônica é o ‘55’ e seu vice é Darci Piana (PSD). Carlos Massa Ratinho Junior já foi candidato à Prefeitura Municipal de Curitiba, em 2012, mas, naquela ocasião, acabou perdendo o pleito. A liderança política também é o atual governador do Estado do Paraná, tendo vencido as eleições de 2018 no primeiro turno, com mais de 60% dos votos – todas as informações do candidato podem ser lidas clicando aqui.

Gomyde (PDT)

Ricardo Crachineski Gomyde nasceu em 22 de maio de 1970 e tem 52 anos. Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), a liderança política já fez parte do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB). No decorrer de sua trajetória na vida pública, Gomyde já foi deputado federal (1995/99). Além disso, em 2001 assumiu o cargo de vereador de Curitiba, mas saiu do posto em 2002, quando liderou a Paraná Esporte (até 2009). Já no Governo Federal, o candidato assumiu a Secretaria Nacional de Futebol do Ministério do Esporte, sendo gestor da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016. Ainda, ele tentou se candidatar para a Prefeitura Municipal de Curitiba e para o Senado Federal, mas sem sucesso. Seu número na urna eletrônica é o ‘12’ e sua vice é Eliza Ferreira da Silva (PDT) - mais detalhes sobre o candidato leia aqui.

Professora Angela (Psol)

Angela Alves Machado nasceu em 11 julho de 1977 e tem 45 anos. Filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol), ‘Professora Angela’, como é comumente chamada, tenta ingressar, de fato, na vida política - ela já foi candidata à vereadora de Curitiba, mas não foi eleita. Angela ficou conhecida após a ‘Batalha do Centro Cívico’, em 29 de abril de 2015, quando professores protestaram em frente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e foram agredidos, por policiais, por balas de borracha e bombas de gás. Em sua vida profissional, Angela é docente há 24 anos na rede pública estadual e tem formação em História na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Além disso, ela atua no ‘Coletivo de Mulheres Juntas’. Seu número na urna eletrônica é o ‘50’ e seu vice é Sergio Masanobu Nakatani (Psol) - outras informações sobre a candidata confira aqui.

Vivi Motta (PCB)

Viviane Motta Dias Neves nasceu em 11 de agosto de 1991 e tem 31 anos. Filiada ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), esta é a sua primeira eleição para um cargo político. ‘Vivi Motta’ é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMT) e atua como professora na rede estadual – atualmente também estuda na graduação em Psicologia. Além disso, também é militante do ‘Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM)’. A nova liderança política prega pautas em defesa das mulheres, do comunismo e do fim da LGBTfobia. Ela também atua na militância desde os 15 anos, em sua cidade natal Cuiabá, no Mato Grosso. Seu número na urna eletrônica é o ‘21’ e seu vice é Diego Jilson Lemes Valdez (PCB) - mais detalhes sobre a candidata veja aqui.

Professor Ivan (PSTU)

Ivan Ramos Bernardo nasceu em 26 de agosto de 1969 e tem 53 anos. Filiado ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), ‘Professor Ivan’, como é comumente chamado, já tentou ser governador do Paraná nas últimas eleições, em 2018. Além disso, a liderança política já concorreu a vereador e prefeito de Paranavaí, deputado estadual, vice-governador e senador, mas nunca venceu os pleitos. Professor de Geografia na rede estadual, suas principais pautas são voltadas para os direitos dos trabalhadores, além da extinção da Polícia Militar (PM) do Estado do Paraná, legalização do aborto e descriminalização das drogas. Seu número na urna eletrônica é o ‘16’ e seu vice é Phillip de Lima Natal (PSTU) – todas as informações do candidato acessando a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Adriano Teixeira (PCO)

Adriano Teixeira nasceu em 3 de junho de 1987 e tem 35 anos. Filiado ao Partido da Causa Operária (PCO), ele é formado em História pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e trabalha com funilaria e pintura. Na vida política, Adriano já tentou ser vereador da cidade de Paranavaí, mas não foi eleito na ocasião. Dentre as suas propostas, estão as extinções da Polícia Militar (PM) do Estado do Paraná, dos vestibulares e do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, a liderança política aposta em uma “revolução” dos trabalhadores para mudar o estado paranaense. Adriano decidiu ingressar na vida pública após o impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em 2016. Seu número na urna eletrônica é o ‘29’ e seu vice é Cristiano Kusbick Poll (PCO) – leia as informações do candidato clicando aqui.

Solange Bueno (PMN)

Solange Ferreira Bueno nasceu em 23 de abril de 1967 e tem 55 anos. Filiada ao Partido da Mobilização Nacional (PMN), ela estudou Licenciatura em Música na Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (Unipan) e tem bacharelado em Turismo e Hotelaria pela Universidade Paranaense (Unipar). Além disso, é pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Unipan e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP). A também professora de piano propõe a criação de ‘Conselhos Participativos’ para que a sociedade se envolva nas definições das políticas públicas, além de defender pautas conservadoras. Seu número na urna eletrônica é ‘33’ e seus candidatos a vice são Osni Francisco Minotto e Marcos Antonio Correia dos Santos, ambos do PMN – confira na íntegra aqui.

Joni Correia (DC)

Joni Silva Correia Junior nasceu em 1º de fevereiro de 1977 e tem 45 anos. Filiado ao Democracia Cristã (DC), a nova liderança política participa, pela primeira vez, na disputa pelo cargo de governador. Defensor de pautas cristãs e conservadoras, ele é formado em Direito e também em Publicidade e Propaganda, com especializações em Comportamento Organizacional, Recursos Humanos e MBA na área de Marketing. Além disso, o empresário já foi diretor da então Secretaria de Trabalho e Emprego de Curitiba e integrou a Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu. Defensor ferrenho do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), o candidato deve seguir as suas pautas em um eventual governo do Paraná. Seu número na urna eletrônica é ‘27’ e seu vice é Gledson Regnier Zawadzki (DC) – todos os detalhes leia aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE