Pesquisa Ipec coloca Lula com 51% em votos válidos; Bolsonaro tem 37% | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisa Ipec coloca Lula com 51% em votos válidos; Bolsonaro tem 37%

Considerado a margem de erro, ex-presidente estaria no limite para uma eventual vitória em 1º turno neste domingo

Considerado a margem de erro, ex-presidente estaria no limite para uma eventual vitória em 1º turno neste domingo
Considerado a margem de erro, ex-presidente estaria no limite para uma eventual vitória em 1º turno neste domingo -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 51% dos votos válidos na corrida eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 37%, segundo pesquisa Ipec divulgada neste sábado (1º), véspera do 1º turno das eleições.

Para vencer em primeiro turno, um candidato precisa superar os 50% nessa métrica, portanto Lula está no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. Na pesquisa Ipec nterior, divulgada na segunda-feira (26), Lula tinha 52% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro aparecia com 34%.

A contagem de votos válidos exclui os brancos, nulos e indecisos, simulando o cálculo que será usado pelo TSE (Tribunal Superior de Justiça) para aferir o resultado das eleições no próximo domingo (2).

O levantamento do instituto mostra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) em terceiro lugar com 5%. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) continuou com 5%. Foram entrevistadas 3008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00999/2022.

Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?

Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.

No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório (leia a resolução clicando aqui) o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.

Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente.

As informações são do Yahoo!

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE