PR lança curso de sustentabilidade para alunos de universidades | aRede
PUBLICIDADE

PR lança curso de sustentabilidade para alunos de universidades

Inscrições podem ser realizadas até 30 de outubro; estudantes das instituições estaduais poderão participar da qualificação

Conteúdo para os acadêmicos será aplicado de maneira on-line, a partir de 2 de novembro
Conteúdo para os acadêmicos será aplicado de maneira on-line, a partir de 2 de novembro -

Agência Estadual de Notícias

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Universidade Virtual do Paraná (UVPR) promove o 'Curso Inteligência Sustentável' para estudantes universitários das sete instituições estaduais de ensino superior paranaenses. O objetivo é incentivar a sustentabilidade e desenvolver habilidades profissionais diferenciadas para o mercado de trabalho, com foco em responsabilidade e governança socioambiental. As inscrições seguem até 30 de outubro, exclusivamente pela internet. O conteúdo será aplicado de forma on-line, a partir de 2 de novembro.

A iniciativa contempla alunos das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). Juntas, as instituições somam 82.341 estudantes – 73.043 na graduação, em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia; e 9.298 na pós-graduação, em cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Os campis estão localizados em Curitiba e 30 cidades de todas as regiões do Paraná. Ao final serão emitidos certificados de participação, que poderão ser validados como atividades complementares nas instituições envolvidas.

Parceria

A capacitação tem amparo no 'Projeto Universidade 2030', numa parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Youth Action Hubs (YAH), organização do Terceiro Setor, ligada à Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Estabelecida em 1964, a UNCTAD é um fórum intergovernamental que foca no protagonismo jovem para viabilizar o desenvolvimento sustentável.

Na prática, essa cooperação institucional busca a implementação da 'Agenda 2030' da Organização das Nações Unidas (ONU) no território paranaense. A 'Agenda 2030' consiste em um plano de ação global que reúne '17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)', para erradicar a pobreza e promover uma vida digna entre os diferentes povos e nações, direcionado para o bem-estar das próximas gerações, sem perder de vista as condições do planeta.

Segundo a assessora de 'Relações Internacionais' da Seti, Marila Annibelli Vellozo, os '17 ODS' estão interconectados e abordam os principais desafios locais e regionais em um esforço conjunto. “Os ODS são integrados e englobam aspectos sociais, ambientais e econômicos no contexto do desenvolvimento sustentável. Esses elementos podem ser adotados e aplicados pelo setor público, iniciativa privada, sociedade civil e por cada cidadão comprometido com as gerações futuras”, explica.

“Como principal reduto da produção de conhecimento, ambiente propulsor de inovações e tecnologias e influenciador e engajador de públicos diversos, o setor produtivo acadêmico-científico tem papel fundamental nesse processo de conscientização em torno dos princípios da sustentabilidade”, destaca Vellozo, apontando para a importância de incentivar uma mentalidade sustentável entre os universitários.

Conteúdo

Com carga horária total de 40 horas, o conteúdo do curso abrange quatro módulos: desenvolvimento sustentável; a Agenda 2030 e os 17 ODS; implementação da Agenda 2030 no Brasil e Paraná; e o papel dos cidadãos na implementação dos ODS. Os estudantes serão inseridos em temas relacionados aos direitos humanos, combate à desigualdade e injustiça, mudanças climáticas, empoderamento de meninas e mulheres, entre outros.

Serviço

Curso Inteligência Sustentável;

Inscrições: até 30 de outubro (clicando aqui);

Carga horária: 40 horas (quatro módulos);

Público de interesse: estudantes de graduação e pós-graduação das universidades estaduais do Paraná;

Início das atividades: 2 de novembro.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE