Consultório móvel beneficia saúde bucal de mais de mil de pessoas | aRede
PUBLICIDADE

Consultório móvel beneficia saúde bucal de mais de mil de pessoas

Algumas tiveram o primeiro contato com um dentista por causa do programa; 48% dos pacientes que passaram pela unidade móvel não tinham pelo menos um dente

Algumas tiveram o primeiro contato com um dentista por causa do programa
Algumas tiveram o primeiro contato com um dentista por causa do programa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

“Não tenho muita instrução. Quando criança, estudava e trabalhava na roça e meus pais nunca me levavam ao médico. Em casa, não tinha nem escova de dentes. E depois, já adulta, esse cuidado nunca foi prioridade”. Maria José Pereira do Nascimento, 57 anos, é moradora de Altinópolis (SP) e o único contato que teve até então com um dentista foi para extrair três dentes. Nunca tinha recebido informações sobre como evitar cáries, escovar os dentes, diminuir a inflamação da gengiva, ou mesmo feito limpeza de profilaxia. Nascida em São Bento do Una (PE), Maria é mais uma brasileira que não teve acesso ao atendimento básico na área da saúde bucal.

Ela foi uma das pessoas impactadas por um programa que levou orientações sobre saúde bucal a moradores de seis cidades de dois estados brasileiros. Após quase seis meses rodando 1.500 quilômetros, a unidade móvel da Expedição Novos Sorrisos estaciona mais uma vez com uma bagagem cheia de histórias. O programa, que teve sua retomada em 2022 após a interrupção por conta da pandemia, encerrou o ano com mais de mil pessoas beneficiadas. Dessas, quase a metade (48%) não tinha um ou mais dentes e 30% foi diagnosticado com a necessidade de implante dentário. “Começamos o segundo semestre do ano com dois grandes desafios: colocar novamente nossos consultórios na estrada após dois anos sem poder viajar; e encontrar o maior número possível de pessoas carentes de cuidado com a higiene bucal. A pandemia prejudicou muito esse trabalho voltado à saúde bucal”, comenta o dentista e coordenador de Responsabilidade Social da Neodent, João Piscinini.

Focada em levar orientações de saúde bucal para as pessoas, principalmente em vulnerabilidade social, a Expedição Novos Sorrisos foi criada em 2016 e já rodou mais de 12 mil quilômetros, sempre contando com a parceria de dentistas voluntários das cidades por onde passou. Mais de 50 profissionais atuaram nesse apoio somente no último semestre. Todos com um único objetivo: devolver sorrisos. Em 2022, os 1.015 pacientes que passaram pelos consultórios da unidade móvel se somam aos outros mais de cinco mil, desde o início do programa. 

Em seu sexto ano de atuação, o programa realizado pela Neodent, indústria líder de implantes dentários no Brasil, já devolveu sorrisos para milhares de pessoas em todo o país por meio de esclarecimentos sobre a importância da saúde bucal e a realização de atendimentos realizados pela equipe que viaja com a Expedição, em parceria com profissionais voluntários das cidades visitadas. Inicialmente realizada dentro de um trailer, a Expedição hoje é realizada em uma carreta, que trouxe mais comodidade, tanto para os pacientes quanto para os profissionais que realizam os atendimentos. Até 20 pessoas podem ser atendidas todos os dias nos dois consultórios equipados dentro da estrutura. 

Benefícios para todos

Além das orientações de saúde bucal oferecidas nos dois consultórios da unidade móvel, a iniciativa foi além. Encontros e palestras foram realizados em várias escolas, de cidades diferentes, buscando levar informação e acesso para o maior número de pessoas. Ao todo, foram impactadas mais de 2 mil pessoas pelas ações da Expedição. 

“Encerrar o ano tendo impactado positivamente a vida de mais de mil pessoas é a certeza de que estamos no caminho certo com nosso programa. Por isso, em 2023, seguiremos para outros cantos do país. Já temos mapeadas mais de 10 cidades do país que poderão receber a Expedição e se beneficiarão dessa ação social”, revela a diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Neodent, Raphaela Borba. 

A Expedição Novos Sorrisos 2023 está programada para retomar suas atividades em fevereiro e as informações estarão disponíveis no site do programa

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE