Salas do Empreendedor atenderam mais de 190 mil empresas no PR | aRede
PUBLICIDADE

Salas do Empreendedor atenderam mais de 190 mil empresas no PR

A rede de atendimento e parceiros soma 363 Salas em 350 municípios durante o ano de 2022

Salas realizam o atendimento em todo o Paraná
Salas realizam o atendimento em todo o Paraná -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A atuação das Salas do Empreendedor do Paraná apresentou números expressivos durante o ano de 2022. Isso porque os espaços, que funcionam como locais de atendimento para facilitar a abertura e regularização de empresas, além de ofertar serviços exclusivos para microempreendedores individuais (MEI), atenderam mais de 190 mil empresas e orientaram mais de 20 mil pessoas interessadas em abrir o próprio negócio.

Outro dado diz respeito à oferta de cursos, capacitações e seminários, todos gratuitos. Entre 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2022, as 363 Salas do Empreendedor do Paraná realizaram 707.951 orientações de gestão empresarial no formato presenciais; 190.086 orientações de gestão empresarial à distância; 384 oficinas; 374 palestras; 249 cursos presenciais; 196 seminários; 129 rodadas de negócios e 51 feiras do empreendedorismo, dentre outros eventos. Os espaços estão instalados em 350 municípios.

Resultados que, segundo a consultora e gestora estadual das Salas do Empreendedor do Sebrae/PR, Carla Selva, refletem o importante papel que os espaços possuem, servindo como instrumento de fomento ao empreendedorismo e, principalmente, incentivo à formalização dos pequenos negócios.

“Durante a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e optaram por atividades informais. Alguns conseguiram prosperar e perceberam que o plano B poderia, na verdade, ser o caminho principal. Diante disso, as Salas estiveram à disposição para orientar, formalizar e oferecer o conhecimento básico para que os novos negócios pudessem ser bem-sucedidos”, indica Carla.

Nesse sentido, a consultora explica que foi preciso criar um plano de expansão das Salas do Paraná, possibilitando descentralização e mais proximidade nos atendimentos. Por isso, o Sebrae/PR fortaleceu o trabalho de incentivo para que prefeituras municipais aderissem ao projeto e abrissem novas, ampliando a rede de atendimento.

“Temos equipes que orientam e capacitam os gestores públicos para melhoria do ambiente de negócio e para abertura e gestão das salas do empreendedor, que, depois de abertas, ofertam serviços do município e da rede parceira, assim como o Sebrae. Diante da maior procura pela formalização e abertura de empresas no estado, foi preciso expandir e formar uma grande rede de suporte aos empreendedores”, justifica a consultora.

Em laranja, mapa mostra cidades paranaenses que já possuem Salas do Empreendedor. No total, são 363 em todo o Estado. 

Incentivo à formalização

No Paraná, a primeira Sala do Empreendedor foi fundada em maio de 2010, no município de Cascavel, região oeste. Na época, o projeto foi implantado para incentivar o empreendedorismo local e, também, apoiar a formalização de negócios que estivessem funcionando de forma irregular. O projeto foi bem-sucedido e, atualmente, a cidade ampliou a rede e conta com outras três Salas, sendo que uma delas é itinerante.

“Cascavel tem se desenvolvido e podemos afirmar que um dos motivos foi o aumento do número de empreendedores, que geram emprego e renda, movimentando a economia local. Por isso, as Salas sempre foram importantes porque oferecem atendimento rápido e descentralizado, atendendo às principais demandas dos pequenos negócios”, explica a coordenadora das Salas do Empreendedor de Cascavel, Viviane Muller de Souza.

Segundo ela, somente no ano de 2022 foram emitidos mais de 21 mil alvarás e cerca de 5 mil aberturas de novas empresas ocorreram nas Salas.

“Hoje, pelo Portal do Empreendedor, muitas pessoas abrem a empresa de forma autônoma, sem precisar ir até uma das Salas. Mas, depois, é dentro destes espaços que são ofertadas orientações sobre gestão e participação em licitações, por exemplo, o que ajuda o empreendedor a ampliar as possibilidades de atuação”, relata.

Ainda de acordo com Viviane, grande parte da procura pelas Salas do Empreendedor em 2022 foi relativa à formalização de negócios já existentes. Para 2023, além de aumentar esse movimento, a gestora espera ampliar a oferta de capacitações e orientações.

“Estamos bastante animados, pois criamos um canal de atendimento no WhatsApp e esperamos que, por ali, possamos estar mais perto dos empreendedores, tirando dúvidas do dia a dia e oferecendo uma assistência mais rápida”, conclui a coordenadora.

Em Cascavel, além das Salas fixas, também há uma itinerante, que percorre os bairros da cidade, oferecendo atendimento. Crédito da foto: Secom Cascavel.

Nova Sala

Por outro lado, em Rosário do Ivaí, cidade com pouco mais de 4,5 mil habitantes, no Vale do Ivaí, no norte do Paraná, a expectativa é pela inauguração da Sala do Empreendedor, prevista para o fim de janeiro.

De acordo com o secretário municipal de Turismo da cidade, Robson Santos, a intenção é fazer com que a Sala seja um diferencial para que os empreendedores de Rosário do Ivaí possam ter acesso a capacitações e crescer. 

“A cidade de Rosário do Ivaí necessita cada vez mais de vocação para empreender e, enquanto gestores públicos, precisamos dar o suporte necessário aos nossos empreendedores. No nosso município é isso que temos buscado: contribuir para o desenvolvimento local, principalmente com os pequenos negócios. A presença da Sala do Empreendedor nos trará inúmeros ganhos e mais benefícios ao município e seus empresários”, comemora.

No município, a Sala do Empreendedor é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Rosário do Ivaí, Sebrae/PR e Fomento Paraná.

Sobre as Salas do Empreendedor

São espaços que funcionam como locais de convergência de ações e atividades do poder público municipal (prefeitura), que deve centralizar determinados fluxos de processos, relacionados ao empreendedorismo local. Nesse sentido, tem como objetivos o incentivo à legalização e à formalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar nº 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; facilitar a abertura de novas empresas; e regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Na prática, elas são abertas pelas prefeituras municipais em parcerias com entidades e contam com o apoio do Sebrae/PR, que monitora, orienta e avalia os trabalhos realizados, além de ofertar cursos, capacitações, gestão e consultorias de forma gratuita.

Nos espaços, dentre os serviços oferecidos estão: orientações sobre obrigações do MEI; formalização do MEI; alteração de dados do MEI e baixa; orientação na emissão de guia de recolhimento DAS, e atendimento para profissionalização do MEI pelo Sebrae/PR, por exemplo.

Para a abertura, basta que a prefeitura municipal busque o Sebrae/PR para solicitar capacitação dos gestores da Sala e também do agente de desenvolvimento. Será fornecida uma plataforma exclusiva da rede, que conta com cartilhas, materiais e suporte para a equipe de atendimento. Depois, a equipe do Sebrae/PR acompanha todo o processo para a abertura e começo dos atendimentos, além de avaliar os resultados para possibilitar o reconhecimento por meio do Selo de Referência em Atendimento, que ocorre, anualmente, e premia as Salas que apresentaram os melhores resultados.

Outros números

Em 2022, nas Salas do Empreendedor do Paraná, foram atendidos 184.604 microempreendedores individuais (MEI); 7.875 microempresas e 790 empresas de pequeno porte. Também receberam atendimento 20.504 candidatos a empreendedores e 859.410 orientações sobre gestão empresarial foram realizadas nas 363 Salas, incluindo consultorias, caravanas, palestras, feiras e oficinas, dentre outras ações. Em todo o Paraná, são 935.136 MEI.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE