Turquia e Síria têm 36 mil mortes após terremoto; buscas acabam | aRede
PUBLICIDADE

Turquia e Síria têm 36 mil mortes após terremoto; buscas acabam

De acordo com a ONU, agora o foco é na atuação para o fornecimento de abrigo, comida, escola e assistência psicossocial aos sobreviventes

Turquia e Síria somam 36 mil mortes após terremoto; buscas acabam
Turquia e Síria somam 36 mil mortes após terremoto; buscas acabam -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O número de mortos após o terremoto que devastou a Turquia e parte da Síria passa de 36 mil, apontam as informações da Organização Internacional de Gestão de Desastres e Ajuda da Turquia (Afad, na sigla em inglês). A fase de resgates está chegando ao fim e, agora, a urgência é para o fornecimento de abrigo, comida, escola e assistência psicossocial.

De acordo com o chefe de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths, o que impressionou foi o estrago em Aleppo, na Síria. Em seu Twitter, ele afirmou que houve uma falha nas ações de resgate no noroeste do país. “Eles se sentem abandonados, com razão”, disse.

“Meu dever e nossa obrigação é corrigir essa falha o mais rápido possível. Esse é o meu foco agora”, declarou.

No dia 6 de fevereiro, um terremoto de 7,8 graus de magnitude atingiu a Turquia e a Síria. Desde então, forças de resgaste tem se empenhado em encontrar sobreviventes entre os escombros. Diversas nações, incluindo o Brasil, se mobilizaram e enviaram auxílio para o resgate das vítimas.

Com a falta de assistência na Síria, o temor é de que o número de vítimas possa dobrar. Pelas informações atuais, na Turquia, pelo menos 31.643 pessoas morreram. No noroeste da Síria, região controlada por grupos rebeldes, mais de 3.200 pessoas morreram, de acordo com os Capacetes Brancos, uma organização voluntária. Já na Síria controlada pelo governo de Bashar al-Assad, ao menos 1.414 pessoas morreram.

Leia mais em Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE