Dom Sergio autoriza transferência de padre Silvio para Lábrea | aRede
PUBLICIDADE

Dom Sergio autoriza transferência de padre Silvio para Lábrea

O sacerdote foi o responsável, ao lado do diácono Metódio Retexim, pela implantação da área missionária

Padre Sílvio estava em missão na Área Nossa Senhora Aparecida
Padre Sílvio estava em missão na Área Nossa Senhora Aparecida -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O padre Sílvio Mocelin, que em janeiro completou um ano de sua missão no Amazonas, está servindo, desde a última quarta-feira (22), na sede da Prelazia, em Lábrea. A transferência da Área Missionária Nossa Senhora Aparecida, no km 70 da Rodovia Transamazônica, para onde foi inicialmente enviado, se deu a pedido do bispo da prelazia, Dom Santiago Sánchez Sebastian, e foi autorizada pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi. O sacerdote foi o responsável, ao lado do diácono Metódio Retexim, pela implantação da área missionária e, agora, segue para realizar o trabalho pastoral junto à Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

De acordo com Dom Santiago, em assumir a Paróquia São João Batista, em Canutama (AM) – cidade também da Prelazia - a Diocese de Ponta Grossa não quis esquecer da região do km 70. “Ante o desafio, vieram o diácono Metódio e sua esposa, Vera, e os acompanhou o padre Sílvio, que, a princípio, vinha como acompanhante para a questão sacramental. E iniciaram uma tarefa ótima. É uma região bastante extensa, com muitas localidades isoladas porque a comunicação por terra é terrível pela alagação, pela lama. A atividade pastoral não consegue ser ativa. E o padre Sílvio, acostumado a muita atividade, estava um tanto nervoso”, justificou o bispo, contando que, por outro lado, o término da Assembleia da Prelazia apontou que a situação do clero na região é um pouco complicada. “Na sede da Prelazia, o número de sacerdotes, por diversas circunstâncias, está muito limitado. Quando os sacerdotes saem pelo rio, em missão, a paróquia fica muito necessitada de atendimento”, acrescentou.

      O bispo fez, então, a proposta ao padre Sílvio para vir a Lábrea e trabalhar na área pastoral. Ele chegou há três dias. “Padre Sílvio tem 86 anos e um espírito jovem e uma decisão grande, um amor missionário e trabalho pastoral impressionante. Tem acompanhado para ver o nível pastoral aqui. Está admirado com o desenvolvimento e as atividades. Viu que precisamos de braços para trabalhar porque a messe é grande. Visitou hoje o seminário e ficou com pena de ver que há instalações, mas não há vocações. Ao ser apresentado nas comunidades, ele está as encorajando para que vivam essa espiritualidade missionária. Estou muito contente com a sua presença, muito agradecido a padre Silvio e a dom Sergio que liberou e permitiu, e, com toda a Diocese pelo que tem feito com a Prelazia”, ressaltou Dom Santiago.

Padre Sílvio conta que, agora, em Lábrea, sua missão será a de acompanhar as reuniões com os ministros, a Catequese, acompanhar ministros na ida até as casas para levar a unção dos enfermos e o atendimento de confissão. “Vou trabalhar com as diferentes pastorais, movimentos, a Legião de Maria por exemplo. Estou chegando, tomando pé da situação. A mudança de local já se deu oficialmente, mas eu continuo sendo da Área Missionária. Ocorreu que, dentro de uma situação especial, de necessidade, com o conhecimento e aprovação de Dom Sergio, passei a trabalhar na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Lábrea tem 40 mil habitantes, 13 comunidades urbanas, além de 63 comunidades ribeirinhas, às margens do Rio Purus. Eu vou atender dentro da cidade, onde eles só tinham dois freis. Um deverá viajar para o interior e o outro atenderia a cidade toda. Entendeu-se a carência, a necessidade de Dom Santiago”, argumentou o sacerdote.

O pároco da Paróquia São João Batista, padre Osvaldo Pinheiro, apoiou a mudança. “Que seja feito o melhor para o padre Sílvio e o melhor para a Igreja. Se ele está servindo a Igreja, ele está à disposição. Lá, também vai desenvolver um bom trabalho”, garante.

Com informações da Assessoria da Diocese

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE