'Irmãos da Friboi' farão parte da comitiva de Lula que vai à China | aRede
PUBLICIDADE

'Irmãos da Friboi' farão parte da comitiva de Lula que vai à China

Além de empresários, comitiva será integrada por parlamentares, governadores e ministros de Estado. Lula viaja para a China no fim do mês

Joesley e Wesley Batista foram alvo de investigação em 2017
Joesley e Wesley Batista foram alvo de investigação em 2017 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os irmãos Joesley e Wesley Batista, empresários do grupo J&F, da JBS, vão compor a comitiva de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante viagem à China. As informações são do jornal O Globo.

Ao contrário do que ocorre com ministros, secretários e assessores, por exemplo, o governo federal não arcará com o custo das despesas dos empresários ao país. Além de empresários, a comitiva será integrada por parlamentares, governadores e ministros de Estado.

Os irmãos Batista são filhos de José Batista Sobrinho, fundador da JBS, multinacional brasileira que atua na área de alimentos. Joesley e Wesley são acionistas controladores da companhia por meio da J&F Investimentos.

Em 2017, Joesley gravou o então presidente Michel Temer (MDB) supostamente dando aval para a compra do silêncio do deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O objetivo era evitar que Cunha fizesse delação depois de ser preso na operação Lava Jato.

Relembre o diálogo:

Joesley Batista: “Agora, o negócio dos vazamentos. O telefone lá [inaudível] com o Geddel, volta e meia citava alguma coisa meio tangenciando a nós, e não sei o que. Eu estou lá me defendendo. Como é que eu… o que é que eu mais ou menos dei conta de fazer até agora. Eu tô de bem com o Eduardo, ok.

Temer: “Tem que manter isso, viu [inaudível]”.

Viagem à China

Lula irá à China no fim do mês. Em Pequim, capital chinesa, estão previstos encontros com o presidente Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.

A China será o quarto país que Lula visita desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Desde que retornou ao comando do Palácio do Planalto, o presidente já visitou Argentina, Uruguai e Estados Unidos.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. Em 2022, segundo dados oficiais, a corrente de comércio (exportações e importações juntas) atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões.

As informações são do Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE