Empresários escrevem para Lula pedindo volta do Horário de Verão | aRede
PUBLICIDADE

Empresários escrevem para Lula pedindo volta do Horário de Verão

Carta foi enviada pela Abrasel, que representa setor de bares e restaurantes; associação diz que mudança pode representar aumento de até 15% no faturamento

Documento também fala sobre benefícios para  o comércio e o turismo
Documento também fala sobre benefícios para o comércio e o turismo -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) enviou, nesta sexta-feira (22), uma carta ao presidente Lula, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, manifestando o apoio à retomada do horário de verão e apresentando os benefícios que a decisão traria ao setor de bares e restaurantes e a toda a economia do país.

O documento reitera que a adoção do horário de verão gera impacto direto no faturamento dos bares e restaurantes, com crescimento no faturamento entre 10% e 15%. No momento em que o setor ainda se recupera dos prejuízos causados pela pandemia, a implementação da medida beneficiaria um setor que gera renda direta para mais de 7 milhões de brasileiros e tem cerca de 1,5 milhão de empreendimentos no país.

A Abrasel ainda destaca que a medida movimentará a economia, principalmente no comércio e no turismo, uma vez que os turistas tendem a aproveitar melhor os destinos, estendendo suas atividades até mais tarde.

“O retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias, o que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral. Além disso, seria favorável para todo o país, afinal contribui para a economia de energia e reduz custos operacionais nas empresas, mesmo que não estejamos no momento com risco de desabastecimento”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Em consonância ao pleito da Abrasel, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, também acredita que a medida traz inúmeros benefícios para o comércio e para toda a sociedade. “Essa decisão visa não só economizar energia, mas contribui para melhorar a economia, gerar mais desenvolvimento e, consequentemente, mais emprego e renda. Essa uma hora a mais cria oportunidades para as pessoas aproveitarem melhor o dia, estimulando o turismo de lazer e compras. Mais de 70 países também utilizam o horário de verão, o que reforça a influência positiva dessa medida”.

Mudança adiada

Em nota divulgada nesta semana, o Ministério de Minas e Energia disse que não há necessidade, até o momento, de adotar o horário de verão no Brasil – suspenso desde 2019.

No fim do ano passado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma enquete em uma rede social questionando sobre a volta do horário de verão. Na ocasião, 66,2% dos votantes se mostraram favoráveis, enquanto 33,8% disseram ser conta. 2,3 milhões de pessoas participaram da votação informal.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE