Fórum Origens Paraná estimula conhecimento em Prudentópolis | aRede
PUBLICIDADE

Fórum Origens Paraná estimula conhecimento em Prudentópolis

Evento foi realizado na última quinta e sexta-feira e reuniu produtores de diferentes regiões do Estado; Indicação Geográfica foi um dos temas

Produtores de diversas cidades do Paraná estiveram reunidos em Prudentópolis em missão técnica
Produtores de diversas cidades do Paraná estiveram reunidos em Prudentópolis em missão técnica -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O segundo dia do Fórum Origens Paraná, realizado na última sexta-feira (29), em Prudentópolis, região central do Estado, foi marcado pela reunião técnica sobre sustentabilidade e mercado, voltada a produtores de diversas cidades do Estado. A empresária Rafaela Takasaki Corrêa falou sobre o caso de sucesso da Indicação Geográfica (IG) da Bala de Banana, de Antonina, no litoral do Paraná, que teve o registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2020.

Conhecida como a “capital nacional da bala de banana”, Antonina concentra duas empresas familiares produtoras, a Antonina e a Bananina. Apesar de serem marcas distintas, a empresária, que é diretora-executiva da Antonina Bala de Banana, explica que, em algumas situações, as marcas trabalham ações conjuntas quando a intenção é divulgar a IG, a história e a cultura local.

“Cada uma se posiciona como marca individualmente, mas se unem quando o assunto é reforçar a história e a tradição e para defender o território. Isso é importante para gerar novas ações. Muitos empresários acreditam que não podem unir ações com concorrentes, o que é equivocado”, frisa.

Segundo Rafaela, muito mais que adquirir um produto, o consumidor leva consigo a história e a cultura de uma região. Diante disso, houve a necessidade que criar produtos que reforçassem a marca, como ecobags, canecas, caixas de presentes, camisetas, entre outros. Outra mudança está relacionada à embalagem do produto, que será lançada nos próximos dias, atendendo à nova legislação com informações nutricionais, além do Selo Nacional (iniciativa do Governo Federal) e o registro de IG.

“Queríamos ter em nossas embalagens o Selo Nacional para melhor posicionamento no âmbito nacional e no mundo, além do registro da IG. Além disso, nossa embalagem terá um QR code, com informações da cidade. Nossos produtos trazem muito da cultura e histórica local”, acrescenta.

Outra forma de se posicionar é estar presente em eventos da cidade e fechar parcerias com outras empresas, a exemplo de grupo que é referência do setor de alimentação do País, com cerca de 270 restaurantes, que oferece a seus clientes, juntamente com um dos seus produtos, a bala de banana de Antonina.

Quando o assunto é sustentabilidade, a atenção é redobrada. A empresa tem o Selo Alimentos do Paraná, que atesta a qualidade do produto, e o Agir Sustentável.

“Nossas balas são embaladas em papel, utilizamos energia solar na fábrica e temos cuidados com relação aos resíduos, a não utilização de produtos químicos, entre outros”, pontua.

O Fórum trouxe ainda a palestra sobre a relação entre Patrimônio Cultural e Sustentabilidade, com a curadora e gestora cultural Rafaela Tasca.

"A mensagem que buscamos transmitir é que os produtores também são agentes culturais. As Indicações Geográficas estão na pauta da economia da cultura e da Agenda 2030, comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A cultura alimentar é um legado ativo”, analisa Rafaela, que coordena o Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões.

O painel abriu oportunidades a outros produtos do Estado, que estão em processo de obter o registro de IG, a exemplo do Urucum do Paranacity, da região noroeste do Paraná, que abrange dois municípios produtores: Cruzeiro do Sul e Paranacity.

Conforme o agrônomo da Prefeitura de Paranacity, André Luiz Moron, a agregação de valor ao produto é apenas um dos benefícios, mas outros podem ser citados, como a padronização da produção e a organização do setor. Além disso, diante do movimento para a obtenção da IG, Paranacity foi declarada, através de lei municipal, como “capital do Urucum”, e a reativação da Associação dos Produtores de Urucum de Paranacity e Região (Aprucity) facilitou, segundo ele, o acesso a recursos. A sensibilização dos produtores para ter a IG começou no fim de 2021 e, apesar do pouco tempo, Moron afirma que os resultados são efetivos.

“Antes disso, os produtores não tinham acesso à crédito. Hoje, temos bancos e cooperativas de crédito para financiar plantio, custeio e investimentos. O produtor sente a diferença que a IG pode proporcionar. Para se ter uma ideia, uma saca do Urucum, atualmente, tem o mesmo valor de uma saca de café”, comemora.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, o Fórum permitiu aos participantes mais conhecimento, trocas de experiências e informações.

“Momentos como esse são importantes para a disseminação de informações, para mostrar realidades distintas e permitir novas experiências que podem ser replicadas em outras localidades”, comenta.

Visitas técnicas

No período da tarde, foram realizadas visitas técnicas na propriedade de um produtor de mel e no entreposto Capital do Mel. Recentemente, o Mel de Prudentópolis teve seu pedido de reconhecimento para a IG, protocolado no INPI, no dia 8 de agosto. As características multiflorais com químicas diferenciadas, ocasionadas pelo clima na região e, também, a variedade das floradas existentes localmente, motivaram a busca pelo registro. O município é berço das abelhas das espécies mandaçaia, além da jataí, tubuna e manduri.

Primeiro dia

Já na quinta-feira (28), a programação incluiu um almoço no Restaurante Cheiro da Terra, com pratos tipicamente ucranianos, como a sopa de beterraba borscht, a sobremesa kutiá, o vareneky, entre outros, servidos pela empresária Márcia Schirlo.

Em seguida, os produtores conheceram a estrutura do Salto São João e participaram de visitas técnicas em empresas de cracóvia, produto típico da cidade, que é um embutido de carne de porco nobre defumada, que teve a receita criada por um morador local, Dionizio Opuchkevitch, na década de 1960. O pedido de reconhecimento para Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), foi depositado na última terça-feira (26), no INPI.

À noite, o jantar de negócios promoveu networking e novos negócios, com a apresentação de produtos que têm IG, entre eles, o morango do Norte Pioneiro, a erva-mate de São Matheus e outras em processo de obtenção como a cachaça de Morretes, o café de Mandaguari, a cracóvia de Prudentópolis e o mel de Prudentópolis.

O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, enalteceu o trabalho realizado em torno das IG e da visibilidade e notoriedade que o registro traz para os municípios. Caso o registro seja concedido pelo INPI, Prudentópolis será a única cidade brasileira com duas IG.

“A preocupação é sempre com a qualidade dos nossos produtos, a cracóvia e o mel, que tornam Prudentópolis conhecida em todo o País”, reconhece.

Produtos com IG no Paraná

Atualmente, o Paraná conta com 12 produtos com Indicação Geográfica: Bala de Banana de Antonina; Melado de Capanema; Goiaba de Carlópolis; Queijo de Witmarsum; Uvas de Marialva; Café do Norte Pioneiro; Mel do Oeste; Mel de Ortigueira; Erva-Mate do Sul do Paraná; Morango do Norte Pioneiro; Vinhos de Bituruna; e Barreado do Litoral do Paraná.

Informações: Assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE