Pagamento do 13º salário acontece nesta quinta | aRede
PUBLICIDADE

Pagamento do 13º salário acontece nesta quinta

O pagamento extra corresponde a 1/12 da remuneração por mês trabalhado e promete dar um alívio nas contas de fim de ano

Aqueles que trabalharam por, no mínimo, 15 dias no ano corrente, com carteira assinada, têm direito ao benefício
Aqueles que trabalharam por, no mínimo, 15 dias no ano corrente, com carteira assinada, têm direito ao benefício -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O fim do ano é uma época muito aguardada pelos brasileiros. Trata-se de período das festas de Natal, novo ano e viagens planejadas para toda a família. Mas se tem algo também bastante esperado é o 13° salário. O pagamento extra ao fim de cada ano correspondente a 1/12 da remuneração por mês trabalhado, o qual pode dar o tão sonhado alívio no orçamento doméstico.

A primeira de duas parcelas deve ser paga até esta quinta-feira (30), data limite. A segunda tem prazo estabelecido para 20 de dezembro. No entanto, além das datas, é fundamental saber mais detalhes sobre o benefício para fazer o melhor uso desse recurso.

Quem recebe o 13° - Aqueles que trabalharam por, no mínimo, 15 dias no ano corrente, com carteira assinada, têm direito ao benefício. Também é requisito não ter sido dispensado por justa causa nesse intervalo.

Contratados ao longo do ano podem ficar sossegados. O repasse é calculado de modo proporcional aos meses trabalhados. Em suma, o trabalhador vai receber, mesmo sem 12 meses completos de serviço no período.

Em caso de não pagamento ou atraso, a empresa pode ser multada e autuada pela Secretaria do Trabalho. Nas superintendências do Trabalho ou respectivas gerências, os trabalhadores podem registrar reclamações acerca desse tipo de situação.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam as duas parcelas. Os cidadãos dessas categorias obtiveram a primeira parte em maio; e a segunda, em junho deste ano. Segundo o INSS, o investimento federal entre esses meses fechou em R$ 62,7 bilhões, pagos a 32,5 milhões de beneficiários.

Como é feito o cálculo - A primeira parcela é igual à metade do salário atual do cidadão, sem descontos. Mesmo se houver qualquer aumento salarial ao longo do ano, só o último valor será usado no cálculo.

O cáculo da segunda parte do 13° leva em conta a remuneração de novembro. Nele, são descontados o Imposto de Renda, o INSS e a quantia já recebida.

Dica de quem entende - O 13° salário beneficia inúmeros trabalhadores brasileiros, no entanto, os pontos positivos vão além do alívio nas contas do fim de ano, explica o especialista tributário, contábil e diretor da Alldax Contabilidade e Consultoria, William Almeida. “É renda a mais no último mês. Isso faz a economia ter o dobro de giro do mês normal, também por estar próximo a datas como Natal e outras festividades”, explicou.

Entretanto, antes de aproveitar o dinheiro recebido, é indispensável examinar se há dívidas pendentes, pois essa é uma boa oportunidade de quitá-las, de acordo com Almeida. “Se tiver a opção de se desendividar, faça! Aproveite o Desenrola Brasil — programa federal de renegociação de dívidas —, por exemplo”, recomendou.

Caso o trabalhador se concentre em quitar tudo, há margem para investir com lucro razoável e baixo risco. “Existem várias opções, desde o Tesouro Direto, Certificados de Depósito Bancários (CDBs), poupança etc. Com alta na Selic, todas elas trazem boa rentabilidade. Algumas oferecem até 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) — indicador atrelado à Selic e referencial às aplicações de renda fixa. Uma dica é procurar alternativas mais seguras e, caso queira algo mais apurado, contatar alguma casa de investimento e pedir orientação a um profissional”, indicou.

Além das escolhas acima, é preciso pensar nos cuidados. O 13° dá alívio no orçamento, mas não é infinito. Desse modo, é importante se precaver. “Há muitos golpes digitais. É essencial tomar cuidado. Na hora de pagar por algo, verifique se aquele é realmente o valor cobrado. Atente-se a isso para não ser enganado e desperdiçar o seu rico dinheirinho”, orientou o contabilista.

Informações: Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE