Intensificação da segunda safra de grãos no PR gera expectativas | aRede
PUBLICIDADE

Intensificação da segunda safra de grãos no PR gera expectativas

Alguns produtores encontraram dificuldades no calendário, gerando atraso em alguns plantios

Colheira do feijão se mostra problemática em algumas regiões.
Colheira do feijão se mostra problemática em algumas regiões. -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Conforme o Departamento de Economia Rural do Paraná, os trabalhos para a realização da segunda safra de grãos devem se intensificar em breve. A cultura predominante nesse período é o milho, que ocupará uma área de 2,381 milhões de hectares, mantendo-se praticamente estável em relação ao ano anterior.

Apesar da estabilidade na área cultivada, essa situação indica um menor apetite ao risco por parte dos produtores, mesmo com a redução dos custos para cultivar milho nos últimos meses. Os preços, no entanto, não acompanharam essa diminuição na mesma proporção, inibindo os produtores de aumentarem a área cultivada.

Segundo o Departamento de Economia Rural, a perspectiva de uma janela de plantio mais favorável em 2024 não tem sido suficiente para estimular o aumento da área de cultivo. No ano de 2023, o atraso na retirada da soja do campo dificultou a implantação das culturas de segunda safra. No entanto, isso não deve se repetir em 2024, o que aumentará a celeridade do plantio.

Atualmente, no Paraná, 34% das lavouras de soja já possuem vagens formadas, enquanto no mesmo período de 2022 eram apenas 18%. Essa situação é especialmente relevante nas regiões norte e oeste do estado, sendo as maiores produtoras de milho segunda safra.

No entanto, há um atraso nas regiões sul e sudoeste, que concentram a produção de feijão. Esse fator contribui para a manutenção da área projetada para a segunda safra de feijão em 293 mil hectares, em relação aos 295 mil hectares colhidos na safra anterior. Apesar dos preços mais elevados e dos custos reduzidos, muitos produtores das regiões sul e sudeste enfrentam dificuldades de calendário e não conseguirão realizar o plantio, defende o relatório obtido pelo Portal aRede..

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE