Tripulação brasileira é resgatada após ataque de piratas | aRede
PUBLICIDADE

Tripulação brasileira é resgatada após ataque de piratas

O navio carregava minérios de ferro do Brasil no Mar da Arábia

Vários piratas armados tentaram invadir o navio.
Vários piratas armados tentaram invadir o navio. -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Marinha da Índia resgatou, nesta sexta-feira (5), a tripulação de um navio cargueiro que transportava minério de ferro do Brasil, após uma tentativa de sequestro no Mar da Arábia na quinta-feira (4). O navio, chamado MV Lila Norfolk e com bandeira liberiana, foi interceptado por um navio de guerra da Marinha indiana menos de um dia após receber um alerta de que havia sido alvo de sequestradores a cerca de 460 milhas náuticas (850 km) da Somália.

De acordo com um relatório recebido pela agência UK Maritime Trade Operations, cinco a seis pessoas armadas abordaram o navio na quinta-feira. Porém, a tripulação conseguiu se proteger na cidadela do navio, um espaço equipado com meios de comunicação e suprimentos, utilizado em caso de pirataria. A Marinha indiana ressaltou que todos os 21 tripulantes a bordo, incluindo 15 indianos, foram resgatados em segurança.

Após o resgate, um navio de guerra da Marinha indiana está auxiliando na restauração da energia do MV Lila Norfolk para poder retomar sua viagem. O navio partiu do porto de Açu, no norte do Rio de Janeiro, e tinha como destino Khalifa bin Salman, no Bahrein, de acordo com informações da empresa de segurança marítima Ambrey.

A tentativa de sequestro do navio cargueiro evidencia a retomada dos ataques de pirataria na região do Mar da Arábia e Golfo de Áden. Especialistas acreditam que os piratas foram encorajados a retomar os ataques após a diminuição da presença de forças navais antipirataria na região, que direcionaram seus esforços para o Mar Vermelho.

A Marinha indiana aumentou a vigilância no Mar da Arábia devido aos recentes ataques na região. No entanto, o país não faz parte da força-tarefa liderada pelos Estados Unidos no Mar Vermelho. As autoridades continuam investigando o incidente e buscando identificar os responsáveis pela tentativa de sequestro.

Com informações de CNN Brasil

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE