Relator libera para julgamento possível cassação de Moro | aRede
PUBLICIDADE

Relator libera para julgamento possível cassação de Moro

Se a cassação for aprovada, Moro pode ficar inelegível pelos próximos 8 anos

Ainda não há uma data marcada para o julgamento dos processos,
Ainda não há uma data marcada para o julgamento dos processos, -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), liberou para julgamento as ações movidas contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Os processos podem resultar na cassação do mandato do político. As ações foram movidas pelo PT e pelo PL no TRE-PR, acusando Moro de abuso de poder econômico durante o período de pré-campanha, quando ele considerava lançar candidatura ao Palácio do Planalto pelo Podemos.

Os dois processos tramitam conjuntamente, uma vez que possuem elementos semelhantes. As siglas argumentam que os gastos de pré-campanha destinados ao Planalto seriam "desproporcionais" e "suprimiram as chances dos demais concorrentes" ao Senado no Paraná. Moro se filiou ao Podemos em 2021, mas pouco antes do prazo final para troca partidária, em 2022, decidiu se vincular à União Brasil, sigla em que lançou candidatura ao Senado Federal.

Ainda não há uma data marcada para o julgamento dos processos, mas o desembargador determinou que sejam incluídos em pauta para a primeira data possível. Caso seja cassado, Moro também poderá ser considerado inelegível por oito anos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná tem passado por alterações em seu quadro de funcionários, o que pode afetar a tramitação das ações relacionadas ao ex-juiz da Lava Jato. O mandato do atual presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, encerra nesta quarta-feira (31/1), e o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson assumirá o cargo nesta quinta-feira (1º/2).

Com informações de Metropoles.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE