Orquestra Sinfônica do Paraná abre comemorações dos 30 anos | aRede
PUBLICIDADE

Orquestra Sinfônica do Paraná abre comemorações dos 30 anos

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Orquestra Sinfônica do Paraná abrirá a temporada de 2015 no domingo (15), às 10h30, no Guairão, sob a regência do maestro convidado Alpaslan Ertüngealp. O concerto também marcará o início das comemorações dos 30 anos da orquestra, que foi criada em maio de 1985.

Assim como no ano passado, em 2015 a orquestra vai trabalhar nesta temporada com maestros convidados. O primeiro é o turco Alpaslan Ertüngealp, que já regeu dois concertos da orquestra paranaense, em 2013 e 2014. Desta vez, ele será o responsável pelas duas primeiras apresentações, nos dias 15 e 22 de março.

Ertüngealp é nome de destaque na área musical com diversos prêmios em concurso internacionais. Além de residir e trabalhar em Budapeste (Hungria), ele se apresenta com várias orquestras de outros países.

Repertório

Para abrir a temporada de 2015, o maestro Ertüngealp escolheu duas grandes obras do repertório erudito. Compõem o programa as obras O Cavaleiro da Rosa, Op. 59 (Suíte) de Richard Strauss e Sinfonia n°2, em dó menor, Op. 29, de Alexander Scriabin.

Suíte de O Cavaleiro da Rosa é uma ópera cômica que teve estreia triunfal em Dresden, em 1911. O compositor alemão Richard Strauss teve grande influência no início do século 20, quando começou a se dedicar à composição de óperas.

Antes de O Cavaleiro da Rosa, ele havia composto outras duas óperas de grande sucesso: Salomé (1905) e Elektra (1909), que chocaram os conservadores por seus temas desconcertantes e linguagem musical moderna e complexa para a época.

O Cavaleiro da Rosa é uma composição recheada de situações burlescas e cômicas. A ação se passa em Viena do século 18: a princesa Maria Teresa von Werdenberg (conhecida como Marechala, pelo casamento com o Marechal von Werdenberg), tem um caso com Octavian, jovem cavalheiro de família nobre.

A segunda obra do concerto será a Sinfonia n°2, em Dó Menor, Op. 29, do compositor russo Alexander Scriabin, escrita em 1911. A peça musical é composta por cinco movimentos, embora os dois primeiros e os dois últimos estejam ligados, sem interrupção.

SERVIÇO: 

Abertura de temporada 2015 – Orquestra Sinfônica do Paraná

Local: Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº)

Data: Dia 15 de março às 10h30

Regência: maestro Alpaslan Ertüngealp

Faixa etária: 7 anos

Ingressos: R$ 20,00

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE