Ponta Grossa vibra com o futebol do Fantasma da Vila | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa vibra com o futebol do Fantasma da Vila

História do clube se confunde com a história da cidade. Torcida tem papel fundamental para esse progresso

Time centenário vive atualmente uma das melhores fases da sua história
Time centenário vive atualmente uma das melhores fases da sua história -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

História do clube se confunde com a história da cidade. Torcida tem papel fundamental para esse progresso

O Fantasma de Vila Oficinas não tem esse mascote à toa, além de assombrar os adversários, o alvinegro carrega em cada partida toda a paixão de uma cidade inteira que vibra com cada vitória. Ponta Grossa é um importante município para o país pelo seu entroncamento viário e nele nasceu um clube que hoje reforça ainda mais o poder da nossa região.

“A história do Operário Ferroviário se confunde com a história da cidade de Ponta Grossa. O futebol chega na cidade em 1909, com os ingleses que vieram construir a Estrada de Ferro São Paulo-Porto Alegre. Três anos depois, em 1912, os trabalhadores da ferrovia se reúnem oficialmente para fundar o Operário. O alvinegro desde o início ganha enorme simpatia da cidade e assim se mantém”, explica Ângelo Luiz De Col Defino, Médico Pediatra e pesquisador da história do Operário Ferroviário.

“Mesmo os adversários mais ferrenhos em tantos clubes reconheciam que o Operário levava mais de dois terços da torcida da cidade, embalado por ser o time do povo ponta-grossense, que recebia jogadores de todas as raças e classes sociais e lotava os estádios com grandes campanhas. O Operário, então, nesses seus 108 anos, torna-se um patrimônio cultural da cidade de Ponta Grossa”, reforça o pesquisador.

“Ser operariano é diferente, é conseguir viver o dia a dia do time, conhecer de perto, ter a experiência, achar o craque na rua. É divertido demais isso, porque você percebe que essa identificação você só encontra em PG. Isso que é bom de apoiar o time da cidade, é bom porque a gente segue de perto as coisas, consegue ver quando a cidade apoia e abraça o time”, diz Danilo Schleder, jornalista e torcedor apaixonado do Fantasma da Vila.

Segundo o pesquisador da história do Operário, a atual campanha na elite do Campeonato Paranaense e na Série B torna o clube como um embaixador da cidade pelo país.

“Por várias vezes vimos nos principais meios de comunicação do país a exaltação da beleza dos jogos em Ponta Grossa, com destaque para o estádio sempre com grande público e uma nova geração de torcedores sendo formada. Sem dúvida o Operário é um dos grandes embaixadores, estando na grande mídia brasileira citado como exemplo de planejamento, seriedade, paixão e organização”, conclui Ângelo Defino.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE