PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Palmeiras e Grêmio decidem último campeão de 2020

ESPORTE

07 de março de 2021 08:58

Da Redação


Relacionadas

Operário quer vitória contra o Vila para minimizar crise

Brasil vence Peru e se mantém 100% nas Eliminatórias

Palmeiras e Grêmio decidem último campeão de 2020

Atletas do Operário falam sobre a expectativa para Paranaense
Raasch anuncia mudanças no “Prata da Casa”
Associação de basquete de PG busca captação de recursos
Velocidade na Terra tem prova adiada pela 3ª vez no Paraná
Para levar a taça, Verdão tem a vantagem do empate; e o Tricolor tem de ganhar por dois gols Foto: Lucas Figueiredo/CBF
PUBLICIDADE

Partida está marcada para as 18 horas deste domingo (7), no Allianz Parque, em São Paulo

O último campeão da temporada 2020 será conhecido neste domingo (7). A partir das 18h (horário de Brasília), Palmeiras e Grêmio fazem o segundo jogo do confronto decisivo da Copa do Brasil no Allianz Parque, em São Paulo. 

Dono de três títulos da Copa do Brasil, o Verdão tem a vantagem do empate por ter vencido o jogo de ida, há uma semana, na Arena gremista, por 1 a 0, com gol do zagueiro Gustavo Gómez. O Tricolor tem de vencer por dois ou mais gols de diferença para chegar, no tempo normal, à sexta taça da competição. Em caso de vitória gaúcha por um gol de saldo, igualando o placar agregado, a decisão será nos pênaltis.

No Palmeiras, o zagueiro Luan, expulso na partida de ida por falta dura cometida no atacante Diego Souza, é o único desfalque. O técnico Abel Ferreira, por sua vez, tem as voltas do volante Patrick de Paula, que se recuperou do novo coronavírus (covid-19), e do zagueiro Benjamin Kuscevic, que tratou uma lesão no quadril. O chileno disputa o lugar deixado por Luan com Alan Empereur.

O provável Verdão neste domingo terá: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur (Benjamin Kuscevic) e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Wesley, Rony e Luiz Adriano.

Do lado gremista, o técnico Renato Portaluppi, que renovou contrato na última sexta-feira (5), não tem o zagueiro Pedro Geromel, contundido. Na partida de ida, Paulo Miranda foi o escolhido para jogar ao lado de Walter Kannemann. Outras dúvidas estão no gol (Paulo Victor ou Vanderlei), na lateral direita (Victor Ferraz ou Vanderson), no meio-campo (Jean Pyerre ou Lucas Silva) e no ataque (Alisson ou Ferreirinha).

O Tricolor deve atuar com: Paulo Victor (Vanderlei); Victor Ferraz (Vanderson), Paulo Miranda, Walter Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre (Lucas Silva); Alisson (Ferreirinha), Pepê e Diego Souza.


Campanhas

Tanto Palmeiras quanto Grêmio iniciaram a Copa do Brasil direto nas oitavas de final, por também estarem envolvidos com a Libertadores na temporada 2020. O Verdão passou por Red Bull Bragantino (3 a 1 e 1 a 0), Ceará (3 a 0 e 2 a 2) e América-MG (1 a 1 e 2 a 0). Os gaúchos deixaram para trás Juventude (1 a 0 e 1 a 0), Cuiabá (2 a 1 e 2 a 0) e São Paulo (1 a 0 e 0 a 0). Os principais artilheiros de ambos os times contabilizam quatro gols até o momento: o meia Raphael Veiga, do lado alviverde, e Diego Souza, do lado tricolor.


Fluminense de olho

A final deste domingo interessa diretamente ao Fluminense, que terminou a edição 2020 do Campeonato Brasileiro em quinto. O Tricolor carioca torce pelo título alviverde, que abre uma quinta vaga direta, via Brasileirão, à fase de grupos da próxima Libertadores, já que o Verdão é o atual campeão do torneio sul-americano. Caso dê Grêmio, o clube das Laranjeiras terá que disputar a fase preliminar da competição continental.

Os gaúchos, por sua vez, só se garantem na fase de grupos da Libertadores em caso de título da Copa do Brasil. Como terminaram o Brasileiro em sexto, os gremistas disputarão a fase preliminar se não levantarem a taça no Allianz Parque.


Década de mata-matas

É a quarta vez na década que Palmeiras e Grêmio se enfrentam em confrontos de mata-mata. Em 2012, na campanha do segundo título da Copa do Brasil, o Verdão eliminou o Tricolor nas semifinais ao vencer por 2 a 0 em Porto Alegre (no Olímpico, antiga casa do time gaúcho) e segurar o empate por 1 a 1, na Arena Barueri. Os gremistas deram o troco em 2016, quando foram campeões pela última vez. Nas quartas de final, ganharam por 2 a 1 em casa e empataram por 1 a 1 em São Paulo.

O embate mais recente foi pelas quartas de final da Libertadores de 2019. O Palmeiras venceu na Arena do Grêmio por 1 a 0. No Pacaembu, na capital paulista, o Tricolor ganhou por 2 a 1 e levou a vaga pelo critério dos gols marcados fora de casa.

Apesar do histórico recente em duelos eliminatórios ser positivo aos gaúchos, o retrospecto do confronto é favorável aos paulistas. Em 100 partidas, são 42 vitórias do Verdão contra 21 do Tricolor e 37 empates, com 142 gols alviverdes e 104 gremistas.

As informações são da Agência Brasil

PUBLICIDADE

Recomendados