Fifa reconheceu o mundial do Palmeiras na Copa Rio? | aRede
PUBLICIDADE

Fifa reconheceu o mundial do Palmeiras na Copa Rio?

Documento entregue pela Fifa levantou novas discussões sobre o tema

Foto mostra conquista na Copa Rio de 1951
Foto mostra conquista na Copa Rio de 1951 -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A polêmica discussão sobre o reconhecimento do Palmeiras como campeão mundial de clubes pela conquista da Copa Rio de 1951 foi reacendida em um evento realizado nesta sexta-feira (1). O Palazzo Verde, uma casa de entretenimento temática palmeirense em frente ao Allianz Parque, sediou uma cerimônia na qual foi entregue uma ata da FIFA, traduzida juramentada em português, que supostamente comprova o reconhecimento do clube paulista como campeão mundial em junho de 2014.

No entanto, é importante destacar que não houve uma nova decisão ou posicionamento da FIFA sobre o assunto. A cerimônia apenas apresentou a tradução oficial para o português de uma ata de uma reunião ocorrida há quase dez anos, em São Paulo. O documento original está disponível online e trata-se da ata da 31ª reunião do Comitê Executivo da Fifa, assinada por Jérôme Valcke, então secretário-geral da entidade.

Na reunião, realizada durante a Copa do Mundo no Brasil, foi tomada a decisão de atender à requisição da CBF para reconhecer o torneio de 1951, vencido pelo Palmeiras, como a primeira competição mundial de clubes. No entanto, é importante ressaltar que a FIFA nunca tratou a Copa Rio de 1951 como um Mundial oficial. A entidade considera o torneio sob sua organização a partir de 2000 e, anteriormente, a Copa Intercontinental, em jogo único entre campeões europeus e sul-americanos, como precursora do formato.

A Fifa já se manifestou em inglês sobre o título do Palmeiras, usando termos como "global champion" ou "worldwide champion", mas sem equiparar a Copa Rio de 1951 ao seu Mundial oficial, o FIFA Club World Cup. Para os torcedores do Palmeiras, a questão é clara: o clube é campeão do mundo. No entanto, para os rivais, a leitura é diferente, e essa discussão parece não ter fim, a menos que a FIFA decida por um posicionamento definitivo.

Com informações da espn.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE