Cidade do Alaska voltará a ver a luz do sol apenas em 2021 | aRede
PUBLICIDADE

Cidade do Alaska voltará a ver a luz do sol apenas em 2021

Os habitantes desta pequena cidade nos Estado dos Estados Unidos já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia

Os habitantes desta pequena cidade nos Estado dos Estados Unidos já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia
Os habitantes desta pequena cidade nos Estado dos Estados Unidos já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os habitantes desta pequena cidade nos Estado dos Estados Unidos já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia

Os moradores de Utqiaġvik vão passar os próximos dois meses quase totalmente na escuridão. Os habitantes desta pequena cidade no Alasca - o Estado dos Estados Unidos mais ao norte - já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. A partir desta quinta-feira (19), seus pouco mais de 4 mil habitantes não vão mais ver o sol. A próxima oportunidade será no dia 23 de janeiro de 2021.

Utqiaġvik - conhecida antigamente como Barrow - não é a única cidade no Alasca privada de iluminação solar por longos períodos como este. O norte do Alasca está localizado no Círculo Polar Ártico, que circunda a gélida região polar do Ártico. De maneira que outros pequenos povoados como Kaktovik, Point Hope e Anaktuvuk Pass tampouco veem a luz do sol por um longo período.

O fenômeno da penumbra prolongada é conhecido como noite polar e é comum em regiões localizadas dentro dos círculos polares, que passam mais de 24 horas sem sol. No caso de Utqiaġvik, serão muito mais de 24 horas. O fenômeno acontece ano após ano e Utqiaġvik é o primeiro lugar do Alasca a ser afetado, por sua localização extrema ao norte.

A cidade é o lar da população indígena Iñupiac e abriga várias estações de pesquisa climática. Segundo o site Weather.com, "a partir de meados de novembro até o fim de janeiro, o sol não nasce ao norte do Círculo Ártico, devido à inclinação da Terra longe da luz solar direta". Localizada 530 km acima da linha que delimita o Círculo Ártico, Utqiaġvik não ficará, no entanto, mergulhada na escuridão total nos próximos dois meses.

Um fenômeno chamado crepúsculo civil - que ocorre quando o sol está a 6 graus abaixo da linha do horizonte e cria uma pequena iluminação - permitirá que haja um pouco de luz. O crepúsculo civil dura seis horas por noite, mas diminuirá para três horas por noite no fim de dezembro.

Embora o cenário pareça assustador, muitos destacam uma vantagem que a maioria dos lugares no mundo não tem: quando o verão chega a esta pequena cidade no Alasca, seus habitantes podem desfrutar de 80 dias seguidos sem pôr do sol.

As informações são da BBC

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE