Telêmaco recebe 'O Circo do Turrão' nesta terça-feira

Mix

10 de setembro de 2019 21:00

Da Redação


Relacionadas

Ponta Grossa recebe V Festival de Ópera do Paraná

Confira o resumo das novelas para esta quinta-feira (14/11)

Castro recebe show gratuito da Banda Klezmorim nesta sexta

Museu Campos Gerais recebe a exposição Carolina em HQ
'Mundo Medina' terá 8º temporada em 2020
Paraná oferece opções culturais de turismo holandês
Filme ‘Ford vs Ferrari’ mostra a evolução do automobilismo
Apresentação acontece por conta da campanha do Setembro Amarelo Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Apresentação acontece por conta da campanha do Setembro Amarelo

'O Circo do Turrão' da Cia Circo Teatro sem Lona é o espetáculo que será apresentado na terça-feira (10), às 14h no Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ), no Jardim Bandeirantes, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O evento é em alusão à Campanha Setembro Amarelo que ressalta a valorização da vida e combate ao suicídio.    

O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e visa orientar a comunidade sobre a prevenção ao suicídio.

O espetáculo é gratuito e aberto a todos.

 

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

 De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. O Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2 suicídios por cem mil habitantes, seguido de Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, conforme levantamento do Ministério da Saúde abarcando o período de 2006 a 2010.

No mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos. Entretanto, um estudo brasileiro de Bertolote et al (2002) afirma que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, diagnosticados ou não, tratados incorretamente ou não tratados de maneira alguma. (Fonte Wikipédia)

 

O Circo do Turrão

O Circo de Turrão é apresentado por uma equipe de Clowns, juntamente com a filosofia de trabalho da companhia, que se dedica a realizar espetáculos teatrais com linguagem circense a um público variado. Nesse espetáculo de variedades que é o circo - teatro apresentamos a figura do palhaço, que se encarregava de unir os números nos antigos espetáculos, entre o trapézio e o malabarista entreva o palhaço e fazia sua improvisação para a arrumação do próximo número.

Na encenação o palhaço realiza todos os números, inspirado no palhaço Feliniano, e leva para o público a montagem das cenas e do número, tornando a plateia cúmplice da encenação, envolvendo o espectador em determinados números, sempre acompanhado da Charanga, a bandinha que toca ao vivo e realiza os sons incidentais durante os números.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede