Semana Literária abre espaço para muitas vozes

Mix

20 de setembro de 2019 20:30

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Confira o resumo das novelas desta sexta-feira

À espera de equipamentos, CNN Brasil já montou sua grade

Redução de espaços das igrejas na TV já é bem importante

‘Sarra com Respeito’ traz MC Carol a PG
Festival Nacional de Teatro vende ingressos online
Alok faz vídeo e convida PG para show
Fábio Porchat já prepara nova temporada do ‘Que História’
PUBLICIDADE

De oficina de Lambes à batalha de poesias, Semana traz opções para todos os públicos em Ponta Grossa

Reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento da sociedade por meio de ações culturais e educativas, o Sesc PR promove um dos maiores encontros literários do país, a 38ª edição da ‘Semana Literária’. Entre os dias 23 e 28 de setembro, 24 cidades paranaenses sediarão mais de 400 atividades, tendo como tema central “Literatura: vozes para (re)criar o mundo”. Em Ponta Grossa, a programação é diversificada: de oficina de Lambes a batalha de poesias, há opções para todos os públicos.

A Semana Literária propõe uma reflexão sobre a relação da literatura e os tempos atuais, por isso, a cada ano, a abordagem é repensada, sempre olhando para os acontecimentos e necessidades do momento. “O tema de 2019, Vozes para (re)criar o mundo, traz o que precisa ser posto em discussão contínua: nossa liberdade e nossa diversidade. A edição deste ano fala disso e Ponta Grossa poderá trocar ideias com grandes nomes da literatura contemporânea nacional", explica Rafaela Remeika, Técnica de Atividades – Cultura do Sesc Ponta Grossa.

Com esse encontro de várias vozes e por meio de diferentes atividades, o evento pretende incentivar debates, ações criativas e iniciativas transformadoras para impactar a sociedade, não apenas durante a Semana. Confira algumas das atrações preparadas pelo Sesc Ponta Grossa:

Na segunda (23), das 14h às 16h, acontece a ‘Oficinas de Lambes’, como são chamados os cartazes com finalidades comerciais, que normalmente divulgam eventos especiais, utilizando sulfites coloridos, jornais, revistas, canetinhas e tinta guache. Às 18h15, tem roda de leitura, com os Clubes de Leitura Só Garotas e Leia Mulheres PG. E fechando a noite, às 19h30, os escritores Marcelino Freire e Luisa Geisler conversam com o público sobre a literatura e o exercício da liberdade. 

Na terça (24), às 14h, o jornalista Eduardo Godoy, vai comandar um bate-papo sobre as Fake News e como elas repercutem na vida em sociedade. Já a noite, será a vez da jornalista, escritora e poeta, Jaqueline Conte, conversar sobre ‘Literatura Digital Interativa para Crianças’, às 19h30.

Outro tema de grande relevância que será abordado, são as imigrações, históricas e atuais. Quem vai abordar o assunto será o jornalista Diego Antonelli. O encontro é na quarta (25), às 19h30.

Na quinta (26), o destaque fica com a ‘Oficina: Escrever – formular outras existências possíveis’, que será ministrada pelo poeta Francisco Mallmann e terá exercícios imaginativos, visando à criação de narrativas que permitam criar possibilidades fora do que existe hoje. A Oficina vai das 8h às 11h20 e das 13h30 às 16h30. 

Outra atividade que promete agitar a semana é a ‘Oficina Literária: Batalhas Literárias’, que trará a cultura dos Slam, um campeonato de poesia falada. A oficina acontece na sexta (27), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. O encerramento, às 19h30 ficará por conta do ‘Slam da Ponta - Batalha de Poesias’, momento em que os presentes poderão recitar poesias autorais ou de outros autores. 

A Semana conta ainda com a exposição ‘A volta aos mundos de 8 livros: viagens do porco Napoleão’; mesa-redonda com os escritores Kleber Bordinhão e Ramon Ronchi; apresentação teatral; 'Espetáculo de contação de história: Sansakroma sem fronteiras', entre outros. 

O SESC fica na Rua Theodoro Rosas, 1247, e a entrada nas atividades é gratuita. A programação completa está disponível no site. Para mais informações (41) 3304-2266.

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede